Blog

Dicas dia a dia, Ferramentas

Conheça os diferentes tipos de martelos

diferentes-tipos-de-martelos-brasmetal-equipamentos

Embora poucas pessoas saibam, existem diferentes tipos de martelos disponíveis no mercado, sendo que cada um deles possuem suas próprias características.

Essas versões foram criadas com o intuito de facilitar o trabalho nos mais variados tipos de serviço, afinal, desse modo é possível utilizar o martelo certo para cada um dos trabalhos que precisam ser realizados.

Se você costuma usar essa ferramenta, saiba que esse conteúdo pode ser muito importante, pois ele pode te ajudar a conseguir melhorar o uso das suas ferramentas e aumentar a produtividade do seu trabalho!

Ficou interessado? Então continue lendo este material!

Quais são os diferentes tipos de martelos?

Bem, antes de mais nada, é importantíssimo deixar claro a importância de se saber discernir corretamente entre qual tipo de martelo se deve escolher. 

Veja, existem martelos específicos para cada situação. O uso incorreto de um martelo pode resultar tanto na perda de qualidade do serviço como também na diminuição da produtividade.

Convenhamos: nada disso é bom para a sua obra. Portanto, é necessário entender quais são os diferentes tipos de martelo.

A seguir, vamos te explicar detalhadamente um pouco mais sobre cada um deles. Confira!

Martelo unha

O martelo unha é de longe o mais conhecido, sendo que provavelmente é o primeiro que veio a sua mente quando começamos a falar sobre esse assunto.

Ele pode ser um cabo de madeira, aço ou até de fibra de vidro, mas de qualquer forma, sua principal função é fixar e remover pregos em superfícies, simples assim.

A “unha” que ele possui do outro lado é uma espécie de garra que serve justamente para ser fixada na cabeça dos pregos, ajudando a retirá-los de uma superfície com mais facilidade.

Martelo de estofador

O Martelo de estofador serve para a mesma finalidade que o martelo unha, mas ele é dedicado a pregos menores e mais finos, como tachinhas, por exemplo.

Curiosamente, o nome desse martelo é derivado do profissional que geralmente o utiliza no dia a dia, o estofador. Como ele precisa trabalhar com pregos menores, entre os diversos tipos de martelos, esse acaba sendo a sua melhor opção.

Martelo bola

O martelo bola é utilizado pelos mecânicos, que precisam colocar e retirar rebites, assim como dar a metais flexíveis diferentes formatos.

Esse martelo tem uma cabeça mais arredondada, permitindo que o seu usuário forme curvas nas superfícies com mais facilidade.

Martelo pena

O martelo pena é mais leve do que os outros e a sua finalidade é auxiliar na fixação de pregos, tachas e pinos finos. 

Ele também pode ser utilizado por mecânicas, principalmente em serviços ligados à formação de vincos, execução de dobras complexas e alguns outros,

Um dos mais famosos tipos de martelos: martelo de pedreiro

O martelo de pedreiro serve para que o profissional seja capaz de partir e assentar tijolos com mais facilidade, melhorando assim a sua produtividade dentro do canteiro de obras.

Ele possui um lado da cabeça bem mais fino do que o normal, que serve justamente para cortar partes de um tijolo que não são necessárias sem ter que destruir ele completamente.

Já a parte da frente da cabeça do martelo é bem semelhante aos modelos mais comuns existentes no mercado.

Martelo de borracha

Esse tipo de martelo é ideal para a colocação de objetos que exigem um pouco mais de sensibilidade e cuidado. Um exemplo claro desses objetos são os pisos e cerâmicas.

Os toques precisam ser feitos de forma suave, pois qualquer força maior do que a necessária pode resultar em uma quebra completa da peça e em um prejuízo desnecessário.

Martelo de forja

Por fim, nós temos o martelo de forja, que pode chegar a pesar até 9kg. Ele é muito utilizado para tarefas mais pesadas, que exigem força e uma área de contato maior.

Se você precisa executar algum serviço mais pesado, saiba que ele é sem dúvida alguma a sua melhor opção.

Todos esses tipos de martelos são facilmente encontrados em lojas especializadas. Portanto, agora que você sabe a importância de cada um deles, não perca mais tempo e mantenha a sua caixa de ferramentas completa! Entre em contato conosco e faça a sua compra!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar