Aluguel de equipamentos, Dicas de Obra, Ferramentas

Mini grua para obras: qual modelo mais indicado

A grua para obras ou mini grua são equipamentos utilizados na construção civil para transportar verticalmente cargas e objetos pelos andares. Além disso, esses equipamentos servem para dar mais segurança aos operários.

A principal diferença entre elas está no tamanho. A grua consegue alcançar grandes estruturas prediais. Já a mini grua é mais utilizada para trabalhos mais compactos e com alturas menores. 

Outra diferença entre os equipamentos é que a grua tradicional pode pesar acima de 1.500 kg. Já a mini grua pode pesar até mais de 300 kg. Podemos ainda citar que a mini grua possui uma operação mais silenciosa e tem uma velocidade de elevação mais baixa, em relação ao equipamento maior.

Confira neste texto os tipos de mini grua para obras e quais as suas vantagens.

Quais modelos de mini grua para obras

Para saber qual modelo é mais indicado para sua obra é preciso fazer algumas observações, principalmente quanto às características do projeto que será executado, assim como a do canteiro de obras.

Existem dois tipos de modelos que podem ser utilizados em obras: ascensional ou móvel. Cada um possui a sua especificidade. Com isso, para saber qual modelo de adequa ao seu projeto, veja as diferenças.

Mini Grua Ascensional

A mini grua ascensional é instalada no interior do prédio. Ela passa por janelas abertas nas lajes ou pelo poço do elevador. Esse equipamento é usado para içamento de materiais em obras, fabricado em aço carbono com acabamento em pintura.

Outra característica é que esse tipo de mini grua permite montagens tanto horizontais quanto inclinadas, aumentando sua altura livre de trabalho sobre a laje e operando em duas velocidades (vertical e horizontal). Além disso, podemos citar que possui baixa a interferência na obra.

O seu diferencial é que a mini grua ascensional foi projetada para ter um simples manuseio e ascensão rápida. É um equipamento normatizado, com célula de carga e inversor de frequência. Seus módulos são robustos e resistentes.

Alguns modelos de mini grua para obras tem capacidade de carga 500kg, tem lança de 6 metros e contam com giro de 360 graus. 

Mini Grua Móvel

A mini grua móvel é um equipamento desenvolvido para o transporte de materiais. Com isso, é utilizado para acelerar o ritmo da obra, podendo carregar tijolos, ferragens, formas, blocos, entre outros.

Dessa forma, se ganha maior rapidez e mobilidade durante a execução do projeto. O equipamento pode ser montado na parte externa da edificação, como também dentro do poço do elevador.

O grande diferencial é a possibilidade de atender todos os pavimentos da obra separadamente com eficiência e segurança. Esse tipo de mini grua para obras tem capacidade de carga entre 300 kg e 500 kg. Além disso, conta com motor de potência 7,5cv e tensão 220v trifásica.

Vantagens de usar mini grua para obras

Agora que você já conhece os modelos de mini grua para obras disponíveis no mercado, saiba quais são as vantagens de utilizar esses equipamentos na construção civil. Confira!

  • Facilidade na logística: por ter um tamanho menor, a mini grua para obras tem uma facilidade maior na logística de deslocamento do material de um lugar para outro, além de poder ser usada em ambientes fechados, como galeria de arte, universidades, museus, supermercados, entre outros lugares.
  • Versatilidade de energia: podem ser encontrados modelos que funcionam por meio da eletricidade, diesel ou gás.
  • Economia de custo: esse tipo de equipamento tem um custo menor em relação a grua tradicional, que possui um tamanho maior. Por isso, para projetos menores essa é a melhor opção.
  • Maior produtividade: a mini grua para obras facilita o trabalho dos operadores que podem manusear o equipamento de forma fácil e sem complicações, o que aumenta a produtividade no local de trabalho. 

É importante ressaltar que as mini gruas podem ser alugadas. As empresas de locação fornecem o transporte do equipamento e a manutenção necessária. Na construção civil, a utilização da mini grua proporciona maior agilidade à obra e ajuda a reduzir os custos. 

Caso você esteja precisando desse aparelho, visite o nosso site e veja os modelos que temos disponíveis para locação. Acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de ofertas e novidades!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar