Blog

Ferramentas, Aluguel de equipamentos, Dicas dia a dia

Lavadora de alta pressão: vantagens e como usar

A lavadora de alta pressão é um equipamento comumente utilizado por quem trabalha com jardinagem. Contudo, esta é uma ferramenta que apresenta inúmeras vantagens e desempenha outras funções. 

Ela pode ser usada para limpar piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios. Isso porque é um equipamento fácil de manusear e facilita o processo de limpeza. 

Neste texto, você vai entender quais cuidados deve ter com o equipamento, como utilizá-la da maneira correta e quais as suas vantagens.

Cuidados com a lavadora de alta pressão

A lavadora de alta pressão tem como principal objetivo facilitar os mais diversos tipos de limpeza. Porém, os equipamentos que precisam de atenção especial com a potência da máquina ou a vazão da água precisam ter certos cuidados na hora do manuseio. 

Com isso, fique atento a alguns detalhes como:

  • Utilizar calçados com solas de borracha ou algum material isolante elétrico para evitar acidentes;
  • Não direcionar o jato de água para si próprio, para animais ou outras pessoas;
  • Começar a limpeza de cima para baixo para que a sujeira não escorra para um local já limpo, garantindo eficiência e rapidez;
  • Não ligar a máquina antes de inserir água ou o produto de limpeza indicado em seu reservatório.
  • Instalar o aparelho em um local que a rede elétrica local seja compatível com a voltagem, ou seja, com a tensão especificada no equipamento.

5 vantagens da lavadora de alta pressão

A lavadora de alta pressão é um equipamento que pode ser usado de maneira regular, ou seja, quando você precisa ter esse equipamento em casa porque usa com frequência ou somente em ocasiões pontuais. Nesse último caso, você pode alugar a ferramenta e utilizá-la durante o período que precisar. Com isso, você terá um ótimo custo-benefício.

Veja algumas vantagens de usar esse equipamento.

Baixo consumo de água

As lavadoras de alta pressão tem uma grande vantagem que é o baixo consumo de água. Ao contrário da mangueira de jardim, esse equipamento pode ter um consumo 90% menor. Alguns equipamentos possuem vazão de até 1000 litros por hora

Economia de energia

Para economizar energia, o ideal é que o equipamento seja utilizado em dias em que seja possível fazer a limpeza de mais de uma área de uma só vez, já que a combinação da alta pressão com um motor potente tem baixo consumo de energia, mesmo de 2 kW/h.

Versatilidade

Existem vários tipos de lavadoras de alta pressão no mercado. Inclusive, você pode optar se deseja o equipamento a gasolina ou elétrico. 

A primeira opção é muito indicada para serviços gerais, limpeza de maquinários agrícolas, fachadas de edifícios, pátios e áreas de médio porte, pois este modelo traz mais mobilidade, evitando o uso de tomadas e fios próximos a mangueira durante a vazão de água.

Já a segunda opção, pode ser usada para a limpeza de carros, motos, barcos, bicicletas, triciclos e quadrículos. Além de paredes, muros, pedras, portas, portões e vidros externos, pisos, quintais, garagens, rampas, calçadas e varandas. Assim como, toldos, coberturas, churrasqueiras, grelhas e móveis de piscina. 

Otimização do trabalho

Com a lavadora de alta pressão, o tempo aplicado para fazer os serviços de limpeza pode ser reduzido pela metade. O jato forte de água faz com que a remoção da sujeira aconteça rapidamente, otimizando o trabalho.

Praticidade

A utilização da lavadora de alta pressão é muito mais prática do que se imagina. Ela não demanda conhecimento específico e nem possui necessidade de configurações personalizadas.

Basta apontar o jato de água para a superfície desejada, que pode ser de azulejo, piso tátil concreto, mármore, cerâmica e muitos outros, fazendo com que a limpeza seja realizada rapidamente.

Como utilizar a lavadora de alta pressão

Esse é um equipamento de fácil manuseio, basta seguir as instruções do fabricante e tomar os devidos cuidados que já mencionamos. Confira!

  • Leia as instruções: para prevenir acidentes e proteger os operadores de riscos elétricos, térmicos, mecânicos, de fogo ou radiação dos aparelhos durante o seu uso, as lavadoras de alta pressão passaram a ter certificação obrigatória de segurança, de acordo com as exigências do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Por isso, é importante ler as instruções do fabricante.
  • Direcione o jato para o lugar certo: não mire o jato para a rede elétrica. Ao efetuar a limpeza em ambientes próximos, tome cuidado e lembre-se de desligar a chave geral. Além disso, não direcione o jato para a própria lavadora. A potência do aparelho pode prejudicar os elementos da máquina, especialmente se a água atingir o interior. 

Precisando de uma lavadora de alta pressão? Confira os modelos que temos disponíveis. Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar