Aluguel de equipamentos, Dicas de Obra, Ferramentas

Saiba como usar plaina elétrica

Quem trabalha com construção, marcenaria, carpintaria e serralheria sabe a importância da plaina elétrica para os projetos. Esse equipamento serve para nivelar peças de madeira, seja portas ou placas usadas para construir móveis. Elas nivelam desníveis mais grosseiros nas placas de madeira.

Algumas pessoas até pensam que a plaina substitui as lixadeiras, mas não é bem assim. Na verdade, elas podem ser utilizadas em conjunto. As lixadeiras são usadas para fazer com que o acabamento da peça fique mais delicado e fino. Já as plainas, são capazes de cortar, aplainar e retificar estruturas de madeira, tirando lascas de madeira fina até que toda a extensão desejada fique alinhada e sem ondulações ou desníveis. 

Para um melhor resultado, é recomendado que no final do processo se utilize lixas finas, que irão preparar a peça para a aplicação de acabamentos, como verniz, tinta e esmalte. A plaina elétrica não é um equipamento difícil de ser utilizado, mas exige certa técnica e cuidados.

Leia esse texto até o final para entender quais as vantagens da ferramenta e como utilizá-la.

Conheça as vantagens da plaina elétrica

A plaina é um instrumento que foi criado há milhares de anos atrás e com o passar do tempo foi ganhando versões sofisticadas, que atendessem cada vez mais as necessidades dos operadores. Quando criada, a plaina era uma ferramenta rudimentar e hoje, possui as versões manual e elétrica, sendo essa última a mais procurada. 

Algumas das suas vantagens são:

  • Fácil manuseio;
  • Versatilidade no uso;
  • Regulagem da profundidade do corte;
  • Possui ângulo e formato do punho para facilitar a pegada, o manuseio e transporte;
  • Proporciona suave aplainamento de superfícies empenadas a planas;

5 passos de como usar uma plaina elétrica 

Antes de aprender como utilizar a plaina elétrica é importante saber quais elementos você precisa identificar antes de comprar ou alugar o equipamento. Por isso, observe as informações a respeito da potência, largura do corte, profundidade do corte, desbaste, velocidade em vazio e as dimensões. Com isso, você saberá se aquele equipamento irá suprir as suas necessidades.

Agora veja como utilizar a plaina elétrica em alguns passos simples.

Passo 1

A primeira coisa que deve ser feita é fixar bem a madeira que será trabalhada. Com isso, coloque-a em uma altura confortável, em que você possa atingir sem dificuldades.

Passo 2

Na hora de usar a plaina elétrica, é importante lembrar que ela deverá seguir o sentido da fibra da madeira, ou seja, posicione a madeira de modo que você consiga seguir o sentido de sua fibra. Contudo, se você não sabe qual o sentido da fibra na madeira que irá trabalhar é possível descobrir colocando a plaina elétrica desligada, em cima da madeira Comece a empurrá-la devagar. Caso a plaina deslize suavemente, isso significa que você está no sentido certo, mas se ela começar a vibrar indica que ela está no lado oposto, aí basta invertê-la;

Passo 3

Agora você irá regular a altura. Por isso, tenha em mente que várias passadas finas são melhores do que uma única passada forte, pois assim você não irá desgastar a lâmina. Ajuste a lâmina de acordo com o trabalho e o tipo de material que você for executar.

Passo 4

Comece a usar o equipamento sempre com uma mão na parte dianteira e a outra na empunhadura. Coloque a ponta da plaina na madeira e faça uma força para baixo, de modo suave, e para que a peça tenha um contato uniforme. Depois é só ir empurrando, sempre suavemente, a plaina para a frente, conforme você vai imprimindo força à ela.

Passo 5

Quando estiver chegando ao final da madeira, diminua um pouco a pressão aplicada sobre a plaina, de modo que ela saia da madeira de maneira suave. Caso o equipamento esteja oscilando é só aumentar a pressão na parte dianteira quando estiver iniciando o trabalho, e quando estiver terminando, inverta isso e aumente agora a pressão em sua parte traseira;

Dica bônus

Para um melhor deslizamento da plaina você pode aplicar parafina sobre a madeira. Além disso, marque com um lápis a espessura que você pretende atingir. Isso também poderá ajudar bastante. Uma outra dica é que na hora de realizar os movimentos de vai e vem, não deixe que a plaina repouse por muito tempo em um único local, pois assim ela poderá acabar desgastando a madeira.

Quais cuidados ter com a plaina elétrica

Por ser um equipamento de corte é preciso tomar alguns cuidados durante o manuseio e evitar acidentes. Veja!

  • Prepare o local e a superfície: limpe, organize e ilumine bem a área em que você irá trabalhar. Analise se a superfície da madeira está livre de resíduos, pregos, nós, grampos e manchas de cola e resina. Tudo deve ser eliminado antes.
  • Providencie os EPI’s adequados: óculos de segurança e luvas de proteção são dois dos equipamentos de proteção que devem estar com você durante todo o processo.
  • Utilize a ferramenta com atenção: o manual de instruções costuma ser ignorado pela maioria das pessoas, mas é algo que você não deve deixar de lado. É nele que você irá encontrar todas as principais informações sobre a plaina elétrica.

Agora você já sabe como utilizar uma plaina elétrica. É interessante ressaltar que esse é um equipamento que pode ser alugado. Com isso, você não terá que se preocupar com manutenções e só usará pelo tempo que precisar para concluir o seu projeto. Confira no nosso site o modelo que temos disponível. Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar