Ferramentas

Martelo perfurador e furadeira com impacto: conheça as diferenças

O martelo ou martelete é um equipamento muito utilizado na construção civil para perfurar e romper concreto mais resistente, demolir colunas, vigas, pisos, abrir canaletas para passagem de tubulações, além de perfurar concreto asfáltico. 

Essa ferramenta pode ser confundida com as furadeiras. Contudo, são equipamentos com funções diferentes. 

O martelete tem maior potência, além de ser mais eficiente na perfuração. Isso porque o impacto produzido por ele é gerado por meio de um mecanismo elétrico pneumático, em que o pistão exerce uma compressão de ar transmitida indiretamente para a broca. Com isso, o martelete é indicado para trabalhos em materiais mais duros.

O equipamento ainda facilita o manuseio dos operadores que fazem menos esforço, garantindo maior precisão e segurança durante a execução dos trabalhos. No mercado, existem alguns tipos de martelete, sendo os mais comuns o perfurador e o rotativo

Já a furadeira de impacto é uma ferramenta que trabalha de forma diferente das furadeiras tradicionais. Ao invés de usar a rotação do motor para perfurar a superfície desejada, uma furadeira de impacto atua por meio de golpes sucessivos que “quebram” superfícies mais resistentes.

Neste texto, você vai entender quais as diferenças entre o martelo perfurador e a furadeira de impacto. Além dos cuidados ao usar esses equipamentos nas obras. 

Diferenças e características do martelo perfurador e a furadeira com impacto

Mesmo sendo equipamentos parecidos, eles possuem funções distintas, sendo que cada um serve para diferentes tipos de trabalhos. Confira!

Martelo perfurador

O martelo ou martelete, possui dois tipos: rotativo e perfurador.

Martelete Rotativo

Esse tipo de martelete tem as funções de rotação pura e rotação com impacto. A primeira funciona como uma parafusadeira e a segunda como uma furadeira. 

Com isso, não é indicado fazer trabalhos de demolição, retirada de azulejos ou abrir canaletas em paredes, por exemplo. Isso porque esse equipamento não possui a função de impacto sem rotação. 

Contudo, esse martelete pode ser encontrado no mercado com preços mais acessíveis. 

O martelete rotativo é diferente dos outros tipos de martelete. Ele se movimenta de forma distinta dos demais, tendo duas funções básicas: rotação pura e rotação com impacto. A.

Martelete Perfurador

Esse tipo de martelete serve para perfurar estruturas, como tijolo, concreto e pedras. Para isso, utilizam um mecanismo chamado bloqueio de percussão e ponteiras, que podem ser brocas e talhadeiras. 

Quando adaptados sem a função percussão, podem ser usados para perfurar metal, aço, cerâmica, madeira e materiais sintéticos. O martelete perfurador é geralmente usado na mesma posição da furadeira, servindo a trabalhos que requerem mais precisão. 

Furadeira de Impacto

A furadeira é um equipamento utilizado para fazer a perfuração dos mais variados materiais — madeira, cerâmica, cimento, aço, etc.

Existe uma variedade de furadeiras no mercado, tais como:

  • Portáteis: geralmente usadas em materiais menos rígidos, uma vez que sua potência é inferior às convencionais — muito comum em atividades domésticas
  • Parafusadeira: além da função de perfurar, também tem o modo para soltar ou apertar parafusos;
    de impacto: perfura superfícies mais resistentes com o auxílio de pequenos golpes — é ideal para alvenarias de concreto
  • De bancada: conta com uma espécie de suporte para posicionar a peça a ser perfurada, e é indicada para materiais mais resistentes, como madeira e metais espessos.

8 dicas de cuidados necessários para o manuseio do martelete

Esses equipamentos precisam ser manuseados da forma correta, uma vez que podem causar ferimentos nos operadores e também comprometer o andamento de um trabalho. Veja os cuidados necessários para evitar erros durante o manuseio. 

  1. Realize o encaixe certo das peças e verifique se os parafusos estão bem apertados;
  2. Observe se há fios ou canos que podem ser atingidos pelo martelete;
  3. Evite realizar o pré-furo, pois essa prática dificulta a correta centralização da broca e compromete a estabilidade da ferramenta. Isso pode colocar em risco a segurança do operador;
  4. Não utilize peças de furadeiras ou de outros equipamentos no martelete;
  5. Utilize graxa na troca de broca, preferencialmente a graxa branca de lítio;
  6. Não force o equipamento;
  7. Siga as recomendações do fabricante do equipamento;
  8. Sempre que for perfurar lugares em que exista a possibilidade de encontrar canos de água, esgoto, rede elétrica ou tubos de gás, certifique-se de estar realizando o trabalho no local certo. Verifique com a companhia responsável, o mapa dos tubos. O martelete pode perfurar algumas dessas estruturas e causar acidentes.

Dica bônus: algumas peças e funções existem para facilitar o manuseio, tornando o processo mais simples e seguro. Algumas delas são trava de velocidade, suporte lateral e limitador de profundidade. 

Esses equipamentos também podem ser alugados, o que ajuda você a diminuir os custos ao adquirir as ferramentas necessárias para o seu projeto e não tenha que se preocupar com a manutenção do material. Confira os tipos de marteletes que temos disponível em nosso site. Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!