Blog

Ferramentas

4 melhores tipos de serra para cortar madeira

As serras elétricas estão entre os equipamentos mais recomendados para cortar madeira. Porém, existem vários tipos de serra no mercado com características e finalidades diferentes e nem todas elas são apropriadas para cortar materiais como a madeira. 

Existem ainda as serras manuais, que também possuem vários tipos e demandam maior tempo por parte dos operadores ao realizarem trabalhos de corte. Por isso, as serras elétricas vem sendo a preferência de muitos profissionais, por sua praticidade, segurança e agilidade.

Neste texto, você vai conhecer os melhores tipos de serra para cortar madeira e quais os cuidados necessários durante o manuseio.

4 melhores tipos de serra para cortar madeira

Para que um trabalho fique bem feito é necessário saber qual equipamento você irá utilizar para chegar no melhor resultado. Quem trabalha com madeira sabe que a escolha da serra é fundamental para que o projeto não tenha erros, falhas e tenha um bom resultado no final. Conheça alguns dos principais tipos de serra para trabalhar com madeira.

Serra circular

A serra circular é uma das mais comuns e preferidas de muitos profissionais. É um equipamento versátil, que oferece alta portabilidade. O seu principal objetivo é cortar madeira e outros materiais macios. 

Esse tipo de serra vem com uma lâmina rotativa que é empurrada pela peça de trabalho para cortá-la. Isso significa que o trabalho precisa ser estacionário e a lâmina de serra circular rotativa se move para fazer o corte.

Com a serra circular é possível fazer uma grande variedade de cortes, inclusive cortar pedaços longos de madeira e peças de trabalho que não podem ser carregadas até uma serra de mesa.

Serra a bateria (motosserra)

Esta serra é também conhecida como motosserra, vista em alguns filmes populares norte-americanos. A serra a bateria possui vários dentes que unidos são capazes de cortar uma grande variedade de materiais; no entanto, é mais usada para cortar toras de madeira maciça, uma vez que não permite trabalhos precisos. Um dos tipos de trabalhos comuns feito com esse equipamento é a poda de árvores e galhos, por exemplo.

Serra elétrica meia esquadria

Esse tipo de serra elétrica é mais utilizada em construções, reformas ou projetos exclusivos de marcenaria. É o equipamento mais indicado para fazer cortes minuciosos e nos mais diversos ângulos — de 45º até 90º.

Serra manual (serrote)

A serra manual também é conhecida como serrote ou serra de mão. Elas são utilizadas para cortes de painéis de madeira, tábuas, compensados, entre outros. A sua lâmina contém uma camada de teflon. Isso permite que o material tenha mais proteção e deslize com mais facilidade sobre o local que será cortado. 

O formato dos dentes deste equipamento pode variar, dependendo da utilização da peça. As versões “verticais”, por exemplo, são recomendadas para traçar. Por outro lado, as alternativas “universais”, são ótimas soluções para serrar.

É importante ressaltar que existem serras com designer moderno para facilitar o manuseio e dar maior segurança ao operador, como é o caso das serras circulares. Contudo, como todo equipamento de corte é preciso ter atenção a fim de evitar acidentes.

Cuidados com o manuseio das serras para cortar madeira

Alguns cuidados devem ser levados em consideração ao manusear as serras. Alguns deles são:

  • Usar itens de proteção individual como óculos de proteção, luvas, protetores auriculares e botas de cano alto com biqueira. 
  • Guardar o equipamento em locais onde não tenha circulação de animais e pessoas
  • Manter crianças longe desses equipamentos
  • No momento de cortar a madeira, deixar o chão livre para que os resíduos caiam imediatamente
  • Ter um espaço adequado e livre de barreiras no momento de utilizar o equipamento de corte
  • Verificar se não há folga no aperto do equipamento, uma vez que um disco mal posicionado pode prejudicar completamente o projeto.

Estas foram algumas dicas para você que precisa fazer trabalhos com madeira e esteja em dúvida de qual serra é a mais adequada para o seu projeto. Confira no nosso site os modelos de equipamentos de corte que temos disponíveis para locação. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos e ofertas.

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar