Blog

Ferramentas

Inversora de solda: vantagens e como utilizar

A Inversora de Solda é um equipamento muito utilizado nas indústrias. Essa ferramenta pega a energia de entrada (110v ou 220v) e a transforma de corrente alternada (CA) em corrente contínua (CV). 

Por meio de semicondutores de potência, é formada uma corrente elétrica de saída que estabiliza o arco elétrico, garantindo uma solda mais macia, perfeita e com baixo nível de respingos.

A inversora costumava ser um equipamento pesado, barulhento e soldava apenas um tipo de eletrodo. Porém, graças a tecnologia e modernização do produto, agora ela é mais compacta, leve, produz menos ruído e soldam mais de um tipo de eletrodo. 

Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre esse equipamento, as suas vantagens e como utilizá-lo. 

4 vantagens da Inversora de Solda

A Inversora de Solda é um equipamento que vem facilitando muito o trabalho dos operadores. Veja algumas de suas vantagens!

Facilidade de uso

Os inversores são equipamentos que precisam ser utilizados por pessoas que entendam de soldagem. Porém, não são difíceis de utilizar. O ajuste dos parâmetros de solda nas máquinas para eletrodos é geralmente fácil. O painel da ferramenta também são simples, com displays indicativos. 

Economia de energia

Esse equipamento consome pouca energia. Fazendo uma comparação, o Inversor gera uma economia de até 40% em relação às máquinas Transformadores e Retificadores de Solda. 

Ciclo de trabalho

Seja para soldagem ou para ponteamento, esse equipamento consegue manter um determinado valor de corrente por mais tempo. É possível soldar pelo tempo necessário durante todo o serviço.

Praticidade

O Inversor é um equipamento leve e que pode ser transportado facilmente para qualquer lugar, inclusive, para locais de difícil acesso. 

Entenda como usar uma Inversora de Solda

A Inversora de Solda é um equipamento ideal para manutenções, soldagem de estruturas leves e montagens. É preciso ter cuidado e atenção na hora de manusear. Entenda agora como utilizá-la. 

  1. Esteja atento a sujeiras, pois podem prejudicar a qualidade da soldagem. Por isso, limpe a máquina antes de começar a trabalhar;
  2. Aqueça o ferro de solda até atingir a temperatura correta para fundir a solda;
  3. Espalhe a solda pelas superfícies e use a máquina até derreter;
  4. Junte as partes dos materiais que você deseja.

Cuidados ao usar a Inversora de Solda

Como mencionamos anteriormente, é importante tomar alguns cuidados durante o manuseio da ferramenta. Veja alguns pontos para ter atenção.

  • Use respiradores: a soldagem é um processo que gera fumaça. Para evitar inalar, é importante usar este equipamento.
  • Use capacetes de soldagem com proteção lateral: são importantes para evitar queimaduras químicas, partículas, detritos e radiação UV.
  • Utilize roupas resistentes ao fogo: tanto o capaz como as roupas são importantes para proteger você de queimaduras.
  • Use luvas e botas: em relação às botas, o indicado é que sejam de sola de borracha e biqueiras de aço. Dessa forma, evitará choques elétricos.

Agora você aprendeu o que precisa saber sobre a Inversora de Solda. Lembre-se que esse equipamento precisa ser usado com cautela e por alguém que tenha conhecimento de soldagem para que se tenha um bom resultado e não ter risco de acidentes.

Se você está precisando alugar uma Inversora de Solda, visite o nosso site e confira todas as funcionalidades do modelo que temos disponível. Entre em contato por meio do nosso chat para tirar dúvidas. Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar