Blog

Dicas dia a dia, Ferramentas

Cortador de grama: como usar no seu jardim

O cortador de grama é um aparelho muito utilizado por quem trabalha com jardinagem ou por pessoas que possuem jardins em casa. Também é um equipamento que pode ser alugado por empresas que precisam fazer a limpeza de espaços públicos e privados

O cortador facilita o trabalho do operador, pois tem a função de cortar uma maior quantidade de grama, diferente do aparador e da roçadeira. Além disso, este equipamento é indicado para ser usado em espaços maiores e em terrenos planos ou com relevo.

Uma das opções mais procuradas são os cortadores de grama a gasolina. Isso porque o preço é menor, tem uma boa durabilidade, mais resistência e são mais confiáveis. 

Neste texto, você vai aprender a usar o cortador de grama e deixar o seu jardim limpo e mais bonito. Também vai saber quais os cuidados necessários ao manusear o equipamento.

4 dicas para deixar o seu jardim impecável usando o cortador de grama

O cortador de grama é um equipamento que algumas pessoas acham ser difícil de usar. Porém, vamos mostrar que seguindo algumas dicas simples, você consegue fazer um bom trabalho no seu jardim, sem precisar de ajuda. Confira!

Coloque o combustível

Quando a máquina for a gasolina, encha o tanque antes do uso. Depois, faça a limpeza da parte externa do aparelho a fim de garantir que todo o combustível derramado seja removido.

Verifique o solo antes do uso

Antes de iniciar o trabalho, verifique se o local está livre de troncos, pedras e outros detritos que possam atrapalhar o manuseio do aparelho. Isso porque o carrinho irá passar por cima da grama e caso tenham materiais por perto, o equipamento pode ser danificado. Atenção também se em meio a grama não terá algum animal pequeno, que possa estar escondido nas folhas. 

Sinalize e delimite o espaço

Em locais com grande movimentação de pessoas é fundamental que o operador delimite, sinalize e isole o espaço em que será trabalhado. Essa é uma forma de garantir que crianças e animais de estimação não cheguem perto da máquina e sofram algum tipo de acidente. Além disso, durante o manuseio, resíduos e pedras podem voar pelo terreno, por isso é importante a delimitação. 

Outro ponto importante é que, uma boa delimitação do espaço ajuda muito na hora de usar o cortador de grama. Com o espaço bem marcado, você vai ser capaz de definir como usar a máquina, qual o melhor caminho e a forma para garantir a grama rente tão desejada.

Regule a altura do corte

A nossa última dica é sobre a altura do corte. Esse é um aspecto importante para que você consiga fazer o corte da grama, garantindo o melhor resultado possível. O equipamento é intuitivo e com ajuda do manual de instruções é fácil para fazer a regulação. 

Essas dicas são fundamentais para quem quer começar a usar o cortador de grama. Elas são as básicas, já que o uso mais aprimorado passa principalmente pela experiência, pelo conhecimento da máquina e do terreno, que só podem ser adquiridas pelo uso recorrente.

Cuidados essenciais ao usar o cortador de gramas

Como todo equipamento de corte, o cortador de gramas precisa ser usado com cuidado para evitar acidentes e também algum defeito no equipamento. Por isso, confira alguns cuidados para ter na hora do uso. 

  • Utilize equipamentos de segurança individual

A proteção pessoal é uma parte muito importante do processo de uso de um cortador de grama. O resíduo cortado pode sair voando e causar cortes e lesões, caso você esteja desprotegido. 

Com isso, use óculos protetores para evitar que algo entre nos olhos. Também use os protetores auriculares para proteger a audição. Afinal, você ouvirá o barulho do aparelho por um tempo considerável até finalizar o trabalho. Por fim, não deixe de se vestir adequadamente, ou seja, roupas que cubram braços e pernas, além de luvas e botas.

  • Verifique o estado da grama

A grama deve estar o mais seca possível. Com isso, não use o equipamento em dias chuvosos. Com a grama seca também é possível analisar a altura que está a folhagem, garantindo que você faça o corte da melhor maneira. 

  • Use o equipamento de dia ou em locais bem iluminados

 A iluminação é fator importante para você observar se o espaço está realmente livre de detritos e outros empecilhos que possam danificar a máquina e prejudicar o resultado final do trabalho. Além disso, a iluminação garante que você manuseie o equipamento nos pontos corretos e verifique onde precisa de um cuidado maior. 

Agora você já sabe como usar o cortador de grama e quais cuidados precisa ter durante o manuseio. Não temos dúvidas que o seu jardim ficará limpo e com aspecto ainda mais bonito. É importante fazer essa limpeza periodicamente não só pela estética, mas também para evitar possíveis doenças e propagação de animais que prejudiquem a saúde do homem. 

No site da Brasmetal você encontra o cortador de grama indicado para o seu jardim. Um equipamento com sistema de freio automático para maior segurança, ignição por indução, partida manual retrátil com descompressor, controle automático de rotação e baixo índice de ruído. Além disso, as peças recebem tratamento anticorrosivo e pintura com tinta a pó de poliéster polimerizado em estufa a 220°C, garantindo maior durabilidade e acabamento.

Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar