Aluguel de equipamentos, Dicas de Obra

5 equipamentos de construção predial indispensáveis em uma obra

Para garantir que a obra de um prédio possa ter um andamento satisfatório, sem dor de cabeça quando se trata de materiais, é preciso obter equipamentos de construção predial de qualidade. Contudo, o custo de adquirir máquinas, ferramentas e outros objetos costuma ser alto. Então, a solução é optar pela locação.

Além de reduzir os custos, o aluguel de equipamentos de construção evita que o responsável se preocupe com manutenções e reparos. Algumas empresas ainda oferecem o serviço de transporte, montagem e desmontagem dos aparelhos.

Neste texto, você vai saber quais são os equipamentos de construção predial que não podem faltar em uma obra. Dessa forma, ficará mais fácil de fazer um checklist quando for iniciar um projeto.

Equipamentos de construção predial para você alugar para sua obra

Além dos equipamentos que toda obra precisa, quando se trata de prédios alguns são essenciais. Confira os principais, com as suas funcionalidades.

Andaimes

Existem três tipos de andaimes que podem ser alugados para uma obra.

  • Andaime Fachadeiro:

Um dos mais usados para manutenção de edifícios, eles servem para a realização de serviços de alvenaria e acabamentos em fachadas de edifícios.


Uma das principais vantagens do sistema é permitir que várias frentes de trabalho atuem simultaneamente, uma vez que as plataformas podem atender a todo o perímetro da fachada.

  • Andaime Tubular:

São estruturas metálicas, montadas em pares formando torres de elevação. Podem ser apoiadas em bases ou rodas, dependendo da altura que será montada e a superfície, de acordo com a NR18.


Esse tipo de andaime tem encaixe firme e simples, que dispensam o uso de ferramentas especiais. O andaime tubular também tem sistema de travamento diagonal, o que proporciona segurança aos trabalhadores.


Por ter peso e dimensões menores que outros equipamentos, os andaimes tubulares podem ser movimentados facilmente pelo canteiro de obra. Por isso, ele é bastante utilizado em reformas, revestimento de fachadas e manutenção de prédios.

  • Andaime Multidirecional:

É um dispositivo utilizado em uma junta entre os tubos sobre uma estrutura de andaimes para fixar os tubos no lugar. O sistema de montagem tradicional constituído por tubos e abraçadeiras permite diferentes tipos de montagem mesmo em áreas com grandes interferências.


Permite por sua versatilidade, montagens em diferentes ângulos e modulações com qualidade e segurança, tendo como característica comum uma eficiente relação peso/resistência, boa velocidade em operações de montagens e flexibilidade.

Plataformas

Assim, como os andaimes são indispensáveis em uma obra predial, as plataformas são essenciais para auxiliar no trabalho em altura. Existem três tipos:

É uma plataforma de trabalho motorizada suspensa por motores elétricos. É um equipamento que é fixado na própria edificação, permitindo sua instalação antes da finalização da estrutura do prédio.


Por estar fixa na edificação ela não trepida e não balança. Locais onde possuem ventos fortes é imprescindível a utilização desse equipamento.

É um equipamento em forma de gaiola suspenso na parte externa da edificação. Esse equipamento é locomovido por dois motores elétricos em cada extremidade com painel de comando.


Este tipo de plataforma proporciona velocidade e produtividade nos serviços como pintura, limpeza, manutenção, instalação de tubulações, esquadrias metálicas, entre outros serviços de acabamento.

  • Plataforma Suspensa Manual:

Também conhecida como Balancim Manual, este é um equipamento em forma de gaiola suspenso na parte externa da edificação. É suspenso por cabos de aço, calculados de forma segura para cada equipamento. A plataforma manual é uma verdadeira aliada para quem não quer custos elevados.

Monovias

O sistema de monovias é uma estrutura instalada na parte superior da obra, servindo de suporte para os andaimes suspensos. O grande diferencial das monovias é que permite que os andaimes suspensos se movimentem lateralmente, por meio dos troles na extensão da obra. Esse sistema aumenta demasiadamente a velocidade de execução do serviço externo, comparado com a fixação comum de andaimes suspensos. Outra vantagem deste equipamento é que pode ser alugado com ou sem contrapeso.

Paracisco

O Paracisco ou Bandejas de Proteção são totalmente desenvolvidas seguindo as normas de segurança. São equipamentos específicos para segurar materiais em queda livre e sua utilização em obras é obrigatória conforme a NR18, pois o mesmo aumenta a segurança ao redor da edificação e sua produtividade.

Guincho de elevação

O guincho elétrico funciona à base de energia elétrica e sua função é enrolar o cabo de aço em torno do carretel. Assim, este equipamento consegue puxar determinado objeto em direção a ele com maior facilidade.


O guincho de elevação garante eficiência no manuseio de cargas mais pesadas, como, por exemplo, pilares metálicos, além de posicioná-los com maior precisão. Também é utilizado para içar cestos de transporte com tijolos e blocos, entre outros materiais.
Outra função desempenhada por ele é erguer baldes com água e massa, bem como pallets com sacos de cimento e demais agregados.

Elevadores

O elevador cremalheira foi projetado para atender diversas necessidades de aplicações: industriais e na construção civil ou onde seja necessária uma operação confiável, de fácil instalação e baixo custo de manutenção.

O elevador pode ser instalado internamente ou externamente nas estruturas e desenhado para suportar as diversas solicitações.

O elevador de cremalheira possui componentes de segurança que impedem uma queda livre. O seu sistema, projetado para operar em uma velocidade predeterminada, reduz o risco de acidentes.


Já o elevador de poço é montado diretamente na parte interna da obra, utilizando o poço do elevador definitivo para a sua montagem e operação.

Esse tipo de elevador é fabricado de maneira personalizada para atender a necessidade da obra, seguindo as dimensões e quantidades de pavimentos da obra para deixá-la ainda mais produtiva.

Agora você já sabe que na hora de realizar um projeto predial, você pode alugar alguns destes equipamentos. Fale com a nossa equipe de consultores para fazer orçamentos e tirar dúvidas!