Blog

Ferramentas

Tudo sobre esmerilhadeira

Se você trabalha com construção civil, provavelmente já ouviu falar em esmerilhadeira, certo? Mas você conhece todas as suas funções, seus principais discos e benefícios? 

No artigo desta semana, falaremos sobre essa ferramenta tão comum nos nossos canteiros de obra. Vem com a gente! 

O que é esmerilhadeira? 

Uma esmerilhadeira é uma ferramenta elétrica portátil que pode ser usada para uma variedade de trabalhos de fabricação de metal que incluem corte, retificação, rebarbação, acabamento e polimento. 

Os tipos mais comuns de esmerilhadeira são alimentados por eletricidade; com fio ou com bateria. Elas usam várias rodas, ou discos projetados para diferentes tarefas. Dessa forma, são os discos que tornam uma esmerilhadeira tão versátil. 

Normalmente, ele vem com uma lâmina com ponta de diamante, que permite cortar materiais ásperos com muito pouco trabalho. Porém, seu uso não se limita somente a isso. Ela pode ser usada para uma série de trabalhos como corte de materiais duros ou polimento de superfícies. 

Como funciona uma esmerilhadeira?

Existem diversos modelos de esmerilhadeira diferentes. Porém, o mais comum envolve uma proteção ajustável ao redor do disco (para proteção contra faíscas e detritos), uma alça lateral ao lado do disco e uma alça maior na base da ferramenta perto do cabo, às vezes com um protetor de mão adicional.

Ela é uma ferramenta muito versátil que pode substituir inúmeras ferramentas e tornar os trabalhos mais eficientes, rápidos e fáceis. A maioria das esmerilhadeiras são ferramentas elétricas portáteis usadas para lixar ou polir utilizando um disco abrasivo giratório.

Por conta disso, elas são utilizadas para uma variedade de projetos que incluem:

  • Remover tinta
  • Limpar a ferrugem do aço
  • Lixar madeira
  • Polir metais 
  • Remover argamassa
  • Afiar ferramentas

Qual é o tamanho mais comum da esmerilhadeira?

As esmerilhadeira quase angulares são fornecidas em vários tamanhos diferentes. O tamanho mais comum vendido no Brasil é entre 115-230 mm. 

O modelo menor que está disponível no mercado é uma ótima opção para trabalhos pequenos. Como por exemplo, trabalhos mais domésticos, como cortar ou lixar madeira, cortar azulejo etc.

Já o maior é mais indicado para trabalhos que exigem maior eficiência de corte.  Consequentemente é mais utilizado por profissionais de setores diversos da indústria.

Tipos de discos para cada trabalho 

Os discos têm finalidades diferentes, cada um possui tarefas específicas para um determinado tipo de trabalho. Alguns desses discos são por exemplo:

Discos de Areia

Os discos de areia estão entre as opções mais baratas disponíveis em termos de esmerilhadeira. Esses discos são relativamente mais finos (cerca de 6 mm) em comparação com outros discos de retificação. 

São usados ​​principalmente para cortar substâncias como pedra e metal. Há diversas vantagens nos discos de areia em relação aos outros tipos. 

Eles são capazes de cortar a uma velocidade relativamente veloz. Um triturador de disco de areia não é um item pesado e pode ser facilmente segurado ao trabalhar em uma escada, por exemplo.

Discos de diamante

Os discos de diamante são muito superiores aos de areia. Eles são usados ​​principalmente para os mesmos fins de corte e retificação. Porém, são muito mais rápidos que os discos de lixar. 

Em termos de custo, os discos de diamante são mais acessíveis. Além disso, mesmo o disco de diamante mais básico, tem durabilidade superior aos de areia. Os discos de diamante também são comprovadamente mais seguros de usar, uma vez que é improvável que o disco de aço caia.

Discos de arame

Os discos de arame são usados ​​principalmente para esmerilar e cortar. Mas esse modelo também é usado para polir e remover ferrugem e tinta. Portanto, se você precisar eliminar ferrugem metálica e tinta de qualquer objeto, um disco de arame é a melhor opção. 

Lembre-se de verificar se o objeto em que está sendo usado é duro o suficiente, ou o disco de arame pode quebrar o objeto. 

Mesmo existindo diferentes tipos de discos de arame, o mais eficaz é o disco trançado, e o menos eficaz é o tipo de escova para copos, que você deve evitar.

Discos de madeira

Como o nome indica, esses discos são usados ​​para cortar madeira. No entanto, ao escolher um disco que corte somente madeira, sua utilidade acaba sendo bastante reduzida. 

Diante disso, é melhor comprar um disco de madeira que também seja capaz de cortar aço, caso haja um prego estiver enfiado na madeira, por exemplo. 

Existem muitos tipos diferentes de discos de madeira no mercado, mas procure sempre o que pode te oferecer o melhor custo-benefício.

Segurança sempre em primeiro lugar

Depois de escolher os discos da esmerilhadeira certa para o seu projeto, você precisa preparar sua estação de trabalho. Seja qual for o trabalho que irá realizar, você estará gerando poeira, detritos voadores e possivelmente até faíscas.

Portanto, lembre-se que a segurança sempre vem em primeiro lugar! Por isso, use luvas de trabalho, máscara contra poeira, óculos de segurança e um protetor facial. Saiba mais sobre os equipamentos de proteção individual clicando aqui

Também é recomendável que você trabalhe em algum lugar adequadamente ventilado.

Além disso, é importante lembrar que os discos de corte da esmerilhadeira possuem prazo de validade e você sempre deve prestar atenção quanto a isso. Para encontrar essa informação, basta verificar o anel de metal interno no disco e procurar uma data carimbada por lá.

Chegamos ao fim desse artigo, se as informações aqui foram úteis não se esqueça de compartilhar. Grande abraço! 

Viu? Agora você está pronto para alugar sua esmerilhadeira com a gente! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado! 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! 

Visite nosso site e alugue já sua esmerilhadeira, clique aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais.

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar