Aluguel de equipamentos

Gerador de energia: descubra o tipo mais indicado

O gerador de energia é um equipamento muito útil em casos de falta de energia, inclusive blecautes e apagões. Por esse motivo, geralmente é encontrado em obras de prédios e construções maiores como prédios residenciais ou comerciais. 

Para que ele atinja o máximo de desempenho e consiga entregar tudo que se espera, é preciso optar pelo modelo certo de gerador de energia. É necessário investir naquele que utilize o combustível mais adequado para a sua realidade, bem como entregue porções de energia suficientes para suprir a sua demanda.

Neste texto, você vai saber entender como funciona um gerador de energia e quais os tipos mais indicados para a sua obra ou evento. 

O que é um gerador de energia?

Um gerador de energia é um equipamento ou dispositivo capaz de converter diferentes formas de energia (como energia mecânica, química ou solar) em energia elétrica.

Ele é amplamente utilizado em situações onde o fornecimento regular de eletricidade é interrompido, como em apagões, ou em locais que não possuem acesso à rede elétrica convencional, como canteiros de obras, eventos ao ar livre e áreas rurais. O funcionamento da maioria dos geradores comerciais se baseia no princípio da indução eletromagnética, onde um campo magnético variável induz uma corrente elétrica em um circuito.

Como funciona um gerador de energia a gasolina e diesel?

Os geradores de energia movidos a gasolina e diesel funcionam com base no princípio da indução eletromagnética, mas utilizam motores de combustão interna para produzir a energia mecânica necessária para gerar a energia elétrica. Veja como funciona cada um!

Geradores a Gasolina

  • Combustão: a gasolina é injetada na câmara de combustão do motor.
  • Conversão: quando a gasolina é queimada, essa combustão cria uma expansão dos gases, que empurra um pistão. O movimento do pistão é transformado em rotação por meio do virabrequim.
  • Produção de Eletricidade: a rotação gerada é usada para mover um rotor dentro de um campo magnético no alternador (gerador), produzindo energia elétrica através da indução eletromagnética.

Geradores a Diesel

  • Injeção e Combustão: no motor diesel, o ar é primeiro comprimido e, em seguida, o diesel é injetado na câmara de combustão. A elevada pressão faz com que o diesel se auto-inflame, gerando a expansão dos gases.
  • Conversão: semelhante ao gerador a gasolina, a expansão dos gases move um pistão, cujo movimento é transformado em rotação.
  • Produção de Eletricidade: a rotação gerada move um rotor dentro do alternador, criando energia elétrica através do processo de indução eletromagnética.

Tipos de gerador de energia

Conheça os tipos de gerador de energia e saiba qual a melhor opção para a sua necessidades. Conheça as características de cada um deles.

Gerador de energia a gasolina

O gerador de energia a gasolina é uma das alternativas mais procuradas pelo público. O motivo disso é simples: além de ser muito funcional, ele é mais acessível e tem um ótimo custo-benefício. 

Essa alternativa é altamente indicada para lares e residências que tenham interesse em ter uma fonte reserva de energia para casos de necessidade. Não é tão poluente quanto o diesel e tende a ser silencioso em comparação aos outros sistemas disponíveis.

O tempo de atuação do produto vai depender da quantidade de combustível que ele suporta e do gasto indicado pelo fabricante. Mas de maneira geral, é possível contar com uma média de 10 horas de funcionamento com o gerador de energia a gasolina sem que haja a necessidade de um abastecimento.

Gerador de energia a diesel

Há também a opção de gerador de energia a diesel. Nesse caso, existe uma proporção de durabilidade e eficiência um pouco superior ao modelo que utiliza gasolina. No entanto, o custo do aparelho é um pouco mais elevado, bem como o dano causado ao meio ambiente.

Esse formato demanda menos manutenção, sem exigir troca de velas de ignição ou até mesmo a reconstrução de carburadores. 

Além disso, conta com um sistema inteligente que minimiza os gastos desnecessários para que, em casos de necessidade real, a energia esteja disponível pelo máximo de tempo possível.

Como dimensionar e escolher o gerador correto para seu uso?

Para dimensionar e escolher o gerador correto para seu uso, é importante considerar alguns fatores, como:

  • Potência requerida: determine a potência total necessária para alimentar todos os dispositivos elétricos que serão usados. A potência total necessária deve ser calculada em watts ou quilowatts (kW).
  • Tipo de carga: verifique se a carga que será alimentada é resistiva (como lâmpadas e aquecedores) ou reativa (como motores e compressores). A carga reativa requer um gerador com capacidade de partida maior para lidar com o pico de carga no momento em que o motor é ligado.
  • Fator de potência: verifique o fator de potência dos dispositivos elétricos que serão usados. O fator de potência é uma medida da eficiência com que a carga converte a energia elétrica em energia útil. Se a carga tiver um fator de potência baixo, o gerador precisará de uma capacidade maior para compensar essa perda.
  • Horas de operação: determine a duração prevista da operação do gerador. Isso ajudará a determinar o tipo de combustível a ser usado e a capacidade do tanque de combustível.
  • Ambiente: verifique as condições ambientais em que o gerador será usado, como temperatura, umidade e altitude. Esses fatores podem afetar o desempenho do gerador e devem ser levados em consideração na escolha do modelo apropriado.
  • AVR: conhecido como Regulador Automático de Voltagem (tradução direta de Automatic Voltage Regulator), deve acompanhar o gerador se a finalidade dele é abastecer aparelhos mais “sensíveis”, como televisores, computadores etc. Basicamente, eletrônicos que podem queimar devido a oscilação de energia. Ele é considerado um regulador de energia moderno, tornando a energia do gerador parecida – ou até mesmo igual – a energia elétrica consumida normalmente no dia a dia, como no ambiente de trabalho ou em casa.

Com essas informações em mãos, é possível escolher um gerador que atenda às necessidades de potência e carga, que seja adequado para o ambiente em que será usado e que tenha a capacidade e a eficiência de combustível necessárias para a duração prevista da operação. É importante também fazer o aluguel de equipamentos como estes em uma empesa de confiança, como a Brasmetal, que trabalha com as melhores marcas do mercado.

Qual a diferença entre um gerador portátil e um gerador grande? 

Tendo conhecimento dos tipos de geradores, é preciso saber que alguns deles possuem características diferentes para atender cada caso. 

A maior diferença entre os geradores portáteis e geradores grandes é que no primeiro caso, é possível mover ele entre um lugar e outro da sua casa ou construção fazendo com que a obra seja continuada mesmo no período da noite, em que a luz natural da lua não é suficiente para iluminar o local em caso de apagão ou blackouts em geral. 

Enquanto isso, os geradores grandes costumam ser instalados no prédio ou na residência em apenas um cômodo, por exemplo, e por isso podem ser bem inúteis na questão das obras porque não há a possibilidade de fazer a instalação.

Como e onde os geradores de energia podem ser aplicados?

Os geradores de energia podem ser utilizados em diversas ocasiões, bem como obras e construções de pavimentação de ruas e estradas, pois geralmente, estes locais não possuem fontes de energia próximas. 

Por este motivo, realizar a aplicação destes produtos pode contribuir para que o seu projeto possa ser entregue com mais eficiência e facilidade, possibilitando que os trabalhadores continuem ativos mesmo se houver um apagão total na região da obra. 

Os geradores da Brasmetal são portáteis e facilitam a possibilidade de ligar torres de iluminação no local da obra em casos de blackout. 

Estes produtos geralmente são utilizados como fontes de energia para máquinas e equipamentos além de torres de iluminação, e costumam durar muito tempo. 

Como fazer para alugar um gerador de energia?

A facilidade de alugar este produto é imensa, pois além de custar muito caro para a compra, a Brasmetal se atenta aos detalhes e oferece toda a manutenção necessária que seu gerador possa precisar para facilitar seu trabalho. 

Em nosso catálogo estão disponíveis 4 opções de geradores portáteis que podem ser aplicados em obras ou construções de pavimentação, tendo a possibilidade de alugar o produto por até 30 dias e ter todo o reparo e assistência necessários sem burocracia. Dentre as opções, temos: 

O que considerar antes de alugar um gerador de energia?

 Agora que você conhece as duas principais alternativas de gerador de energia, trazemos algumas dicas para que você tenha em mente todos os requisitos desse produto e faça a melhor escolha.

Antes de mais nada, recomendamos a avaliação do contexto, analisando quais sistemas precisarão contar com esse gerador. É preciso analisar quantos equipamentos na área de construção podem precisar de energia e analisar sua voltagem. 

Dependendo do caso, é importante optar por algo mais robusto e resistente, já que todas essas modalidades são essenciais e utilizam quantidades significativas de energia. 

Depois de ter essa lista, vale calcular a necessidade energética de cada um desses itens. Uma vez que você tiver um número, pode compará-lo ao desempenho dos geradores disponíveis e garantir que está escolhendo algo capaz de atender ao que você precisa.

Onde comprar seu gerador de energia a gasolina ou seu gerador de energia a diesel?

Quem se interessa pelas possibilidades dos geradores de energia, provavelmente conhece a importância de contar com um fabricante de alto nível. A Brasmetal conhece bem essa realidade e entende que mais do que uma loja, é preciso ser um parceiro.

Oferecemos modelos modernos e sofisticados de gerador de energia a gasolina e gerador de energia a diesel para locação, garantindo um ótimo serviço sempre. 

Se você está procurando pela melhor opção, entre em contato com a nossa equipe. Contamos com um know-how excepcional nesse segmento e estamos prontos para te ajudar a tomar a melhor decisão! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!