Aluguel de equipamentos

Tipos de elevadores existentes para canteiro de obras: Cremalheira e Poço

Os elevadores desempenham um papel crucial em obras de construção civil, tornando-se um recurso indispensável para otimizar processos, aumentar a eficiência e garantir a segurança no local de trabalho. Existem dois tipos de elevadores para obras que podem ser alugados e assim, facilitar as tarefas dos operadores no canteiro.

Neste texto que a Brasmetal preparou, você vai conhecer os elevadores Cremalheira e de Poço. Dois tipos principais, que possuem características e funcionalidades diferentes, mas que são essenciais na construção civil.

4 benefícios dos elevadores para obras da construção civil

A partir de agora, você vai saber porque o seu canteiro não pode ficar sem um elevador, seja o cremalheira ou de poço. Conheça as principais vantagens destes equipamentos.

Eficiência e produtividade

Em obras de grande porte, especialmente em edifícios de vários andares, o transporte de materiais e pessoas pode ser um desafio. Os elevadores ajudam a mover cargas pesadas entre diferentes níveis de forma rápida e eficiente, economizando tempo e esforço da equipe de trabalho.

Segurança 

Transportar materiais pesados manualmente ou por meio de escadas pode representar um risco significativo de acidentes. Os elevadores de obras, quando utilizados corretamente, ajudam a prevenir acidentes, proporcionando um meio seguro de transportar materiais e até mesmo pessoal.

Economia de recursos 

Ao melhorar a eficiência do transporte de materiais, os elevadores também contribuem para a economia de recursos. Menos tempo gasto no transporte de materiais significa mais tempo dedicado a outras tarefas importantes, o que pode levar a uma conclusão mais rápida do projeto.

Flexibilidade 

Existem vários tipos de elevadores disponíveis, cada um projetado para um propósito específico, seja para transporte de pessoal, de materiais ou de equipamentos pesados. Isso permite que os gestores de obras escolham o tipo de elevador que melhor se adapta às necessidades específicas de cada projeto.

Conhecendo o Elevador Cremalheira

O Elevador Cremalheira é um equipamento totalmente normatizado. Possui cabine presa a trilhos verticais fixados nas paredes de uma torre e que é movimentada para cima e para baixo por meio de um motor elétrico.

O motor de acionamento é fixado na parte superior da cabine e a engrenagem de acionamento, chamada de pinhão, é presa ao motor.

A cabine é confortável e com possibilidade de separação do operador. 

Leia também: Você já ouviu falar no elevador Cremalheira? – Brasmetal

Instalação do elevador cremalheira

Esse tipo de elevador foi projetado para atender diversas necessidades de aplicações: industriais e na construção civil ou onde seja necessária uma operação confiável, de fácil instalação e baixo custo de manutenção.

O elevador pode ser instalado internamente ou externamente nas estruturas e desenhado para suportar as diversas solicitações.

O elevador de cremalheira possui componentes de segurança que impedem uma queda livre. O seu sistema, projetado para operar em uma velocidade predeterminada, reduz o risco de acidentes.

Se a velocidade seja ultrapassada, um dispositivo de segurança é acionado para parar o elevador.

Vantagens do elevador cremalheira

  • Capacidade de carga elevada: 1500kg e 2000kg
  • Não necessita de uma estrutura de poço para instalação
  • Possui maior espaço interno
  • Pode ser montado com cabine dupla

Quais modelos existem na Brasmetal?

RM 15 e RM 20

Capacidade de carga 1500kg ou 2000kg

Motorização 2 9,2KW ou 2 de 11KW

Tensão 440v

Conheça o Elevador de Poço: solução exclusiva da Brasmetal

O Elevador de Poço para Carga e Passageiro da Brasmetal é montado diretamente na parte interna da obra, utilizando o poço do elevador definitivo para a sua montagem e operação.

Esse tipo de elevador é fabricado de maneira personalizada para atender a necessidade da obra, seguindo as dimensões e quantidades de pavimentos da obra para deixá-la ainda mais produtiva.

Instalação do elevador de poço

Esse elevador é instalado no centro da obra e por utilizar o poço, sua sensação de abismo é menor do que a montagem externa. 

Vantagens do elevador de poço

O Elevador de Poço Brasmetal possuí uma série de vantagens. Algumas delas são:

  • Melhor logística, por estar no centro da obra.
  • Não atrapalha os serviços da fachada.
  • Maior velocidade: 30m/min
  • Mais de 7 sistemas de segurança, que deixam a sua operação ainda mais segura.

Quais modelos existem na Brasmetal?

ECP 600, ECP 1000 e RM 1500 Cremalheira ou a cabo

Capacidade carga: 600kg, 1000kg e 1500kg

Motorização 20 cv e 25cv

Tensão 220v trifásico

Elevador Cremalheira vs Elevador de Poço: qual escolher?

A escolha entre um elevador de cremalheira e um de poço depende de diversos fatores, como o tipo de construção, as necessidades específicas da obra, o orçamento disponível e as condições do local. Ambos têm seu valor e podem aumentar significativamente a eficiência e a segurança no canteiro de obras. 

Temos um equipamento mais lento e com maior capacidade de carga enquanto temos outro com menor capacidade, mas mais rápido. Um opera externamente e outro internamente. Portanto, é essencial avaliar cuidadosamente cada opção antes de tomar uma decisão.

Por isso, você pode contar com a expertise da nossa equipe! Fale com a gente para saber qual modelo se adequa às necessidades da sua obra. Os nossos modelos são novos, da melhor qualidade e com um preço de locação imbatível! Basta clicar no ícone do WhatsApp.

Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!