Dicas de Obra

Construções Modulares: tendência de mercado da construção civil

As construções modulares são uma tendência moderna, cada vez mais comum no setor da construção civil. 

Quem trabalha na área sabe como uma obra extensa pode sofrer mudanças ao longo da construção, bem como pode acontecer imprevistos como faltar materiais, mudanças climáticas, falta de mão de obra, planejamento inadequado, questões burocráticas, entre outros.

Tudo isso pode causar um impacto negativo na obra, contribuindo para o seu atraso e também na percepção pública. 

Para acelerar a obra e entregá-la em um tempo mais enxuto, os gestores podem optar pela construção modular. A ideia central desse método é a de que uma construção pode ser dividida em diferentes seções, ou módulos, que são construídos em um ambiente controlado e depois montados no local da obra.

Preparamos este artigo para você entender todos os aspectos das construções modulares e, quem sabe, começar a colocar em prática este método.

O que é uma Construção Modular?

A construção modular é um processo em que um edifício é construído fora do seu local de implantação final, em seções individuais chamadas módulos. 

Estes módulos são fabricados em uma instalação de produção, em ambiente controlado, longe das condições climáticas adversas que podem afetar o progresso e a qualidade da obra.

Os módulos são, então, transportados para o local de instalação, onde são montados para formar a estrutura final do edifício. Este método de construção pode ser usado para criar uma ampla variedade de estruturas, desde casas e escritórios a escolas e hospitais.

A construção modular é frequentemente associada à eficiência, já que os módulos são pré-fabricados e montados de maneira a reduzir o desperdício de materiais e o tempo de construção. Além disso, a capacidade de produzir em massa os módulos em um ambiente controlado pode levar a uma maior consistência na qualidade da construção.

Como funciona as construções modulares?

A construção modular funciona por meio de um processo que, embora seja diferente da construção tradicional, mantém a qualidade e a durabilidade das estruturas. 

Este processo pode ser dividido em algumas etapas fundamentais:

Projeto e planejamento 

Tudo começa com a concepção do projeto, no qual são definidas as especificações de cada módulo. Este projeto deve considerar as necessidades específicas da construção, bem como as limitações e possibilidades inerentes ao método modular.

Fabricação dos módulos 

Os módulos são construídos em um ambiente controlado de uma fábrica, protegidos de condições climáticas que podem impactar a construção, como chuva e ventos fortes. Durante essa etapa, paredes, pisos e tetos são fabricados e os sistemas elétricos e hidráulicos são pré-instalados. 

Transporte 

Após a fabricação, os módulos são transportados para o local de instalação. Dependendo do tamanho e do design do módulo, eles podem ser transportados por caminhões, trens ou até mesmo navios.

Montagem 

No local da obra, os módulos são montados para formar a estrutura completa do edifício. Esta etapa pode envolver a utilização de guindastes para posicionar os módulos corretamente. Após a montagem, são feitos os acabamentos necessários para assegurar a integridade e a estética da construção.

Finalização 

Após a montagem, os sistemas elétricos e hidráulicos são conectados, os acabamentos internos e externos são completados e a construção é inspecionada para garantir que esteja de acordo com todas as normas e regulamentos pertinentes.

3 principais vantagens das construções modulares para a construção civil

Como você percebeu, a construção modular é uma técnica inovadora, que pode beneficiar a gestão de obras, tanto para ganhar eficiência quanto reduzir os custos. Veja mais detalhes!

Redução de Tempo e Custo

Uma das principais vantagens da construção modular é a economia de tempo. Como os módulos são construídos simultaneamente à preparação do local da obra, o tempo de construção pode ser reduzido em até 50% comparado ao método tradicional.

Além disso, a construção em ambiente controlado minimiza atrasos causados por condições climáticas adversas e permite um controle mais rigoroso sobre os custos de materiais e mão de obra. Isso resulta em economia de custos significativa, tornando a construção modular uma opção atrativa do ponto de vista financeiro.

Flexibilidade e Personalização

A construção modular oferece uma flexibilidade e personalização incomparáveis. Os módulos podem ser projetados para atender a uma variedade de especificações, podendo ser facilmente adaptados ou reconfigurados para atender a necessidades específicas.

Isso significa que os edifícios modulares podem ser expandidos, reduzidos ou até mesmo realocados com muito menos esforço e custo em comparação com os edifícios tradicionais. Além disso, a capacidade de personalizar os módulos garante que eles atendam às expectativas do proprietário em termos de design, funcionalidade e estética.

Sustentabilidade

Finalmente, a construção modular é uma opção ecologicamente sustentável. A fabricação em ambiente controlado reduz o desperdício de materiais e permite o reaproveitamento de recursos. Além disso, muitas empresas de construção modular usam materiais reciclados ou renováveis na fabricação dos módulos.

A possibilidade de desmontar e realocar os edifícios modulares também reduz a necessidade de novos materiais de construção, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental da construção. 

Dessa forma, a construção modular não só é benéfica do ponto de vista econômico e funcional, mas também é uma escolha consciente para um futuro mais sustentável.

Construção modular e locação de equipamentos: a união perfeita

A construção modular e a locação de equipamentos estão diretamente relacionadas, pois ambas visam otimizar o processo construtivo, tornando-o mais eficiente, econômico e sustentável.

Para construir estes módulos, você precisa de equipamentos de alta qualidade e tecnologia. Dessa forma, a locação de materiais é uma ótima alternativa quando pensamos no custo-benefício. 

Como você só irá precisar dos equipamentos enquanto estiver realizando a obra, não há necessidade de comprá-los e sim fazer a locação. Dessa forma, é possível reduzir os custos com os produtos e também não se preocupar com manutenções, além da montagem e desmontagem dos equipamentos, por exemplo. 

Viu só como esse método tem sido eficaz para o setor da construção civil? Analisando o seu tipo de obra, você pode colocar em prática esse tipo de construção e contar com o aluguel de equipamentos da Brasmetal. 

Além da locação, também fazemos entregas nos locais das obras, montamos e desmontamos os equipamentos. Tudo isso para trazer mais agilidade e facilidade para sua obra!

Fale com a nossa equipe de consultores para fazer o seu orçamento e tirar dúvidas! Basta clicar no ícone do WhatsApp. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos.