O Balancim Manual é muito utilizado dentro da construção civil, tanto pela sua capacidade de permitir trabalhos em alturas elevadas como também pelo seu próprio aspecto manual, que o torna independente da energia elétrica e, de certo modo, mais prático.
Pela sua própria natureza e funcionalidade, existem grandes chances de que esse balancim seja a melhor opção possível para a sua obra.
Para que isso possa ficar mais claro, te mostraremos a seguir o guia completo do Balancim Manual, que contará com todas as informações que você precisa saber a respeito desse equipamento. Confira!
O que é o Balancim Manual?
O Balancim Manual é uma plataforma suspensa por cabos de aço. Ela é utilizada dentro da construção civil em vários tipos de trabalhos, como:
- Manutenção;
- Reparos;
- Construções em fachadas;
- Acabamentos;
- Limpeza;
- Reformas.
Diferente dos outros tipos de balancim, este equipamento se movimenta na vertical com a adição manual de um equipamento de suporte, que chamamos de monovia. Isso será explicado posteriormente.
Porém, já adiantamos que essa simples adição já pode aumentar significativamente a velocidade de realização de um trabalho.
O balancim é composto por 4 cabos de aço, entre os quais 2 são responsáveis pela movimentação dos guinchos e outros 2 atuam nas travas de segurança. Desse modo, a estrutura se torna amplamente segura e ideal para quem deseja realizar trabalhos em alturas elevadas.
Ele é ideal para espaços reduzidos, onde não há a possibilidade de montar outros tipos de equipamentos. Leve, super fácil de montar e com um sistema de travas de segurança super moderno, o Balancim Manual se apresenta como uma excelente opção para obras em grandes alturas!
Conheça um pouco mais sobre esse equipamento
O Balancim Manual também é conhecido como balancim leve passante ou cabo passante. Ele é extremamente leve e prático de se montar, o que já é uma grande vantagem.
Como ele é totalmente manual, sua movimentação é realizada por meio de manivelas que são operadas por um profissional responsável. Mesmo assim, ainda existem travas de segurança que garantem a segurança dos trabalhadores que estão no Balancim.
Outro ponto importante que precisa ser mencionado quando falamos do balancim manual é o fato de que ele possui plataformas modulares, que permitem que ele seja montado em L, o que pode facilitar muito o trabalho em diferentes ambientes.
Ele possui um formato de gaiola e é suspenso na parte externa da construção. Os cabos são calculados para que o colaborador que estiver trabalhando sobre esse tipo de estrutura possa se manter 100% seguro.
Sistema de apoio ao balancim manual
Veja a seguir qual é o principal sistema de apoio ao balancim manual:
Monovia
O sistema de monovias é instalado na parte superior da obra, servindo como um suporte para os andaimes.
Isto faz com que o balancim possa se movimentar lateralmente por meio desses “trilhos”. Assim, o trabalho acaba sendo realizado com uma praticidade maior, já que muito tempo é economizado com essa movimentação simplificada.
Sem a monovia, seria necessário subir novamente o balancim, posicionar ele em outro ponto, descê-lo e somente depois disso realizar o trabalho.
Se você precisa realizar um serviço externo, saiba que contar com a monovia é simplesmente essencial, já que esse equipamento será um investimento que vai te representar uma grande economia de tempo e dinheiro!
Equipamentos de Proteção Individual e o Balancim Manual
Se você pretende utilizar o balancim manual, saiba que a utilização dos EPI ‘s é obrigatória, afinal, são eles que garantem que não haverá acidentes no canteiro de obras.
Esses Equipamentos de Proteção Individual são:
- Capacetes;
- Cintos de segurança;
- Óculos de proteção;
- Botas;
- Macacão;
- Luvas;
- Protetores auriculares.
Além disso, é muito importante que haja um treinamento dos colaboradores para que eles saibam como trabalhar nessa estrutura com a maior segurança possível.
Outro ponto importante é que o balancim seja utilizado de acordo com as condições climáticas do ambiente.
Isto é, em dias de muito frio ou com muita chuva esse equipamento não deve ser utilizado, para a segurança dos colaboradores e das pessoas que estão próximas ao local.
Do mesmo modo, não é permitido utilizar escadas em balancim, ou qualquer outro tipo de estrutura que permita alcançar um nível mais elevado. Isso é totalmente contraindicado e pode representar um grande aumento de riscos.
Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso se certificar de todas essas regras para que o uso do balancim seja feito da maneira mais segura possível.
De qualquer modo, agora que você já sabe mais sobre o Balancim Manual, entre em contato conosco e adquira o seu para aumentar a produtividade da sua obra!
Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!
Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!
Produtos em Destaque
Andaime Fachadeiro
Lixadeira Vertical (5″)
Serra a Bateria
- Sabre com 35cm.
- Potência 1100w.