Blog

Andaimes

Andaime Multidirecional: Saiba mais sobre este equipamento

Andaime multidirecional: conheça seus benefícios e funções 

Entre tantos tipos de andaime, hoje vamos conhecer melhor o andaime multidirecional. Caso você queira saber mais sobre os outros tipos disponíveis, clique aqui

O andaime é normalmente uma estrutura momentânea erguida para uso na construção de edifícios industriais ou residenciais. Além disso, também é utilizado na na construção de pontes e diversas outras obras. Sem dúvida é um componente fundamental para incluir em suas construções.

Existem muitos tipos de andaimes, onde cada um se adapta para determinados tipos de trabalhos. Saber a função de cada um e onde melhor se encaixa é vital para um bom aproveitamento. 

Hoje vamos saber mais sobre o que é um andaime multidirecional e quais são suas funções. Vem com a gente! 

O que é um andaime multidirecional 

Um andaime multidirecional é uma estrutura auxiliar usada para trabalhar em locais altos. É constituído por uma estrutura metálica tubular, que permite trabalhar de maneira multidirecional. Ou seja, permite que uma pessoa se mova vertical e horizontalmente ao longo do andaime.

Esse equipamento oferece alta resistência e estabilidade, pois geralmente incorpora todos os tipos de dispositivos de ancoragem. Dessa forma,  faz com que a estrutura não sofra nenhum tipo de movimento. Além disso, também é comum a fixação de discos a cada 50 cm para facilitar a montagem e dar proteção total.

Geralmente, ele é montado em módulos, facilitando a personalização do andaime, dependendo das medidas da área em que você irá trabalhar.

Tipos de Andaimes

O andaime é chamado de construção provisória, fixa ou móvel, que serve como auxiliar para a execução das obras. Seu papel é tornar acessível uma parte do edifício que não é, e facilitando a condução de materiais para esse local de trabalho. Os tipos de andaimes mais conhecidos são:

  • Andaimes para fachadas;
  • Andaime multidirecional;
  • Andaime tubular;
  • Andaime suspenso;
  • Andaimes de Cavalete;
  • Torre de andaimes;

Vantagens de ter um andaime multidirecional na construção civil 

Por ser um equipamento muito utilizado em obras devido às suas diversas vantagens, o andaime multidirecional consegue entregar como benefícios: 

  • A principal vantagem dos andaimes multidirecionais é que eles oferecem maior segurança. Assim, incluindo, por exemplo, pontos de ancoragem para evitar quedas no vácuo. A ancoragem do andaime em si e as várias maneiras de impedir que ele se mova também são benefícios proporcionados por essa estrutura.
  • Eles se adaptam a todos os tipos de espaços. Não só eles podem ser personalizados em relação às dimensões da área de trabalho, mas também aos materiais de que são feitos. Por isso é utilizado geralmente aço, alumínio e fibra de vidro, são muito resistentes às condições externas, mesmo as mais extremas.
  • Eles permitem uma área de trabalho muito grande, facilitando que todos os tipos de tarefas sejam executados de maneira confortável.
  • Sua montagem, desmontagem e transporte também são muito simples, embora seja essencial ter uma equipe de especialistas. O andaime multidirecional pode estar pronto em algumas horas. Além disso, pode até ser montado e desmontado na mesma área de trabalho para executar tarefas em diferentes áreas.

Como é feita a montagem dos andaimes multidirecionais? 

Por mais que seja uma montagem simples, é sempre recomendável que toda a montagem seja feita por especialistas para evitar acidentes. Normalmente, a montagem segue a seguinte linha de raciocínio:

1. Área base do andaime

A colocação das bases de nivelamento deve ser realizada de acordo com as especificações do terreno. Dadas as características técnicas, é possível obter uma infinidade de regulamentos.

2. Montagem das verticais/horizontais

Para a construção do módulo observado, o ajuste das verticais e horizontais permite a construção estável de uma estrutura adaptável a várias situações de construção. Entre as verticais, é permitida a colocação de horizontais ou horizontais em U para encaixar nas plataformas de andaimes.

3. Uso de U horizontal

As formas horizontais em U são usadas para caber nas plataformas de andaimes. As horizontais em U também podem ser reforçadas quando a largura atingir a medida de 1,09m.

4. Amarre as diagonais

É realizado para obter a estabilidade do conjunto, permitindo a partir daqui a montagem dos seguintes módulos do andaime.

5. Montagem de plataformas metálicas

As horizontais são colocadas perpendicularmente às verticais, para utilização das plataformas metálicas do mesmo modelo. Podendo inclusive utilizar outras plataformas de acordo com as necessidades do cliente (plataforma de madeira ou alumínio).

6. Rodapés

Rodapés são fixados em todo o nível do andaime para evitar a queda acidental de ferramentas ou outros acessórios usados ​​no local. Dentro disso, geralmente são usados dois tipos de rodapés, madeira ou PVC.

Conclusão sobre o andaime multidirecional

Os andaimes são equipamentos que auxiliam bastante em diversas ocasiões durante uma construção. O andaime multidirecional tem seu uso específico e é um excelente aliado da construção civil. 

Agora você está pronto para alugar seu andaime com a gente! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado! 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! 

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar