Dicas de Obra

Etapas da concretagem: aprenda quais são as principais

Uma das fases mais importantes de uma obra são as etapas da concretagem. Caso ela não seja feita corretamente, é possível que os profissionais que trabalham na construção civil tenham que refazer todo o processo.

Com isso, se perde tempo e material desnecessariamente. Um prejuízo financeiro e de mão-de-obra que pode ser evitado. Para que isso não aconteça, entenda agora a importância das etapas de concretagem e quais são as principais delas.

O que é a concretagem e qual o seu grau de importância em uma obra

A concretagem é a etapa final de um conjunto de fases que envolvem uma obra. Para que ela seja feita de forma adequada é preciso que todo o processo anterior tenha sido bem feito. 

Além disso, para chegar nessa etapa final é fundamental que o engenheiro técnico tenha acompanhado as fases anteriores.

Em uma escala de 0 a 10, as etapas da concretagem se encontram em grau máximo de importância. Imagine que em pouco tempo após a inauguração de uma obra, comecem a aparecer rachaduras. Uma das causas pode ser a falha em algum dos processos que não foi bem executado.

Durante esse processo é preciso que o engenheiro verifique:

  • A escolha do tipo certo de concreto para cada elemento estrutural
  • A escolha das ferramentas para serem utilizadas, como mastro, bomba de projeção e gruas;
  • Verificar a consistência e limpeza das formas;
  • Conferir a quantidade de armaduras e se estão bem dispostas;
  • Verificar se as instalações como tubos elétricos e hidráulicos estão devidamente posicionadas.

Quais são as principais etapas da concretagem

Uma concretagem bem feita passa pela organização da entrega do concreto dentro do prazo, até a segurança da resistência do produto. Separamos algumas das mais importantes etapas da concretagem. Confira!

Execução de pavimentos de edifício em concreto armado

  1. Concretagem dos pilares que servem de apoio para o pavimento. O concreto é aplicado até o fundo das vigas que apoiam nos pilares;
  2. Concretagem das cabeças de pilares, ou seja, da região do pilar em comum com a altura da viga.

Execução de fundações diretas (sapatas) e fundações profundas (estacas com blocos de coroamento)

  1. Concretagem das sapatas de apoio. Nelas são deixados arranques para os pilares ou quando as vigas estiverem embutidas, são deixados arranques também para elas;
  2. Concretagem das vigas baldrames.

Execução de fundações profundas

  1. Perfuramento e concretagem das estacas profundas; 
  2. Concretagem dos blocos de fundação, prevendo os arranques para os pilares;
  3. Após a concretagem das sapatas, blocos e vigas baldrames, é feito as etapas de execução dos pavimentos, iniciando com os pilares e depois com lajes e vigas.

O que acontece se não for realizada as etapas da concretagem corretamente 

Quando as etapas da concretagem não são feitas corretamente ou quando as fases dos processos anteriores da obra estiverem com alguma falha, podem surgir problemas sérios no futuro.

Alguns desses problemas podem ser:

  • Fissuras;
  • Trincar;
  • Patologias que provocam desabamento.

Podemos citar em especial, o problema muito conhecido em algumas obras que são as bicheiras ou vazios de concretagem

São defeitos em pilares, lajes, paredes ou vigas que são percebidos em espaços não preenchidos no concreto. Nos casos mais graves, essas falhas podem levar à segregação do concreto e expor as armaduras, que podem corroer e causar um colapso na estrutura.

Por isso, é preciso estar atento e não deixar que isso aconteça. Danos como esse podem provocar acidentes graves e problemas judiciais. 

Outro alerta importante é que nos períodos de chuva, é preciso proteger a estrutura com lona plástica. Dessa forma, a propriedade do concreto fica protegida. 

Agora que você já sabe quais as principais etapas de concretagem e a sua devida importância em uma obra, garanta que todo o processo seja feito com os melhores produtos.

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Related Posts