Aluguel de equipamentos

4 benefícios da locação de equipamentos para construção

Na hora de executar uma obra, as empresas costumam optar pela locação de equipamentos para construção. Além de não terem que se preocupar com manutenção, o aluguel tem melhor custo-benefício. 

Muitos dos equipamentos utilizados em obras são grandes e pesados, como andaimes, elevadores, grua, balancim, escada extensiva, entre outros. Com isso, o aluguel é a opção mais viável.

Entenda como é o processo de locação de equipamentos para construção, quais produtos você pode alugar para sua obra e quais cuidados tomar. 

Como funciona a locação de equipamentos para construção?

O processo de locação de equipamentos para construção é simples e nada burocrático. Normalmente, os responsáveis pela obra sabem quais produtos precisam adquirir. Contudo, as lojas de aluguel ajudam o consumidor a escolher o que será preciso, conforme as necessidades. 

Na loja é feito um acordo sobre o tempo de locação, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. O responsável pela obra determina quanto tempo ele irá precisar dos materiais e negocia o valor da locação. 

As empresas de locação de equipamentos para construção também fazem a entrega dos materiais, assim como a retirada. Contudo, isso também fica a critério do consumidor, que se tiver o transporte adequado, pode fazer o deslocamento. 

Existem algumas construtoras que acabam se tornando parceiras das lojas de locação, devido à frequência com que precisam dos serviços. Dessa forma, fica mais fácil na hora de negociar os preços dos aluguéis dos equipamentos.

Leia também: Gestão de obras: métodos para maior eficiência – Brasmetal

Quais os benefícios da locação de equipamentos para construção?

Obras de médio e grande porte exigem o uso de muitos equipamentos. Alguns deles são grandes, pesados e têm um custo alto no mercado, o que inviabiliza a compra. 

A solução encontrada pelas construtoras é o aluguel desses materiais complexos. Confira as vantagens!

Flexibilidade no pagamento

O pagamento é feito quando você for usar aqueles equipamentos que precisa no momento. Então, dependendo do ritmo da obra, você pode ir ajustando o contrato do aluguel. Dessa forma, fica mais fácil preservar o fluxo de caixa.

Facilidade de transporte

As empresas de locação de equipamentos para construção costumam fazer o deslocamento do que você precisar para sua obra. 

Elas possuem os veículos necessários e preparam toda a logística de entrega e no momento de retirar os instrumentos no final do contrato. É uma dor de cabeça a menos!

Sem custo de manutenção

Os equipamentos que você aluga estão em perfeita condição e se tiver algum problema durante a execução da obra, basta entrar em contato com a loja de aluguel. Diferentemente de quando você compra um aparelho e este apresenta um problema, que leva a necessidade de manutenção.

Variedade de modelos

No momento do aluguel você escolhe os equipamentos que suprem as necessidades da obra. Existe uma variedade de modelos, marcas e preços diferentes. Com isso, você faz as comparações necessárias e decide quais são os melhores instrumentos, dentro do valor que pode investir. 

Quais equipamentos alugar e quais cuidados tomar?

Os equipamentos utilizados variam segundo a complexidade da obra. A construção de um prédio, por exemplo, vai exigir instrumentos mais pesados e maiores. Alguns dos materiais usados são:

  • Andaimes: são fundamentais para realizar trabalhos nas partes mais altas como janelas, paredes e telhados. Devem ser usados com segurança para evitar acidentes. Alguns dos tipos de andaimes são fachadeiro, multidirecional e tubular. 
  • Betoneiras: as betoneiras são usadas para misturar argamassa e concreto, agilizando o trabalho de preparação das massas que serão aplicadas na obra. 
  • Compressor de ar: os compressores são usados para calibração de pneus das máquinas, assim como para a preparação de superfícies antes da concretagem. Também pode ser usada para limpeza de peças. Você encontra compressor de 50, 100 e 200 litros.
  • Paracisco: os paraciscos são equipamentos específicos para segurar materiais em queda livre. A utilização em obras é obrigatória conforme a NR18, pois aumenta a segurança ao redor da edificação e sua produtividade.
  • Esmerilhadeiras: as esmerilhadeiras servem para vários fins, alguns deles são lixar, cortar rebarbas, fazer acabamentos e claro, esmerilhar. Esse é um equipamento que agiliza os processos das obras, evitando trabalho manual.
  • Lixadeiras: as lixadeiras são usadas para lixar e dar acabamento em superfícies como madeira, massa corrida e concreto. Existem vários tipos delas como lixadeira vertical, de cinta, politriz e roto-orbital. 
  • Martelo e martelete: nas lojas de aluguel você encontra modelos diferentes de martelo rompedor, martelo rotativo e martelo demolidor. São modelos elétricos que facilitam o trabalho, dando mais agilidade. Também é possível encontrar o martelete perfurador e rotativo. 
  • Monovia: monovias são estruturas instaladas na parte superior da obra, servindo de suporte para os andaimes suspensos. Permite que os andaimes suspensos se movimentem lateralmente por meio dos troles na extensão da obra. Esse sistema oferece mais velocidade de execução do serviço externo, comparado com a fixação comum de andaimes suspensos.

Todos esses equipamentos precisam ser usados conforme indica o fabricante para que acidentes de trabalho não aconteçam. Se você precisa de alguns deles para sua obra, alugue já seus equipamentos. Contamos com atendimento virtual personalizado!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar