Aluguel de equipamentos, Dicas de Obra, Ferramentas

Guia da motosserra a bateria: cuidados básicos no manuseio

A motosserra a bateria, também conhecidas como serra a bateria, é usada para podar e cortar árvores, como também no corte de madeiras. É fundamental que o equipamento seja utilizado conforme instruções do fabricante e por alguém que tenha habilidade para o tipo de trabalho.

Além de conhecer o aparelho, o operador precisa utilizar EPI’s, que são equipamentos de proteção individual, durante o manuseio da motosserra a bateria. Alguns desses equipamentos são: capacete de alto impacto, viseira ou óculos de proteção, protetor auricular e luvas.

O operador que manuseia esse aparelho precisa estar atento ao efeito rebote, movimento da motosserra que vai de encontro ao profissional. Confira outros cuidados básicos que você deve ter durante o manuseio da motosserra elétrica.

Quais cuidados básicos no manuseio da motosserra a bateria

A motosserra a bateria é um equipamento que precisa de maior cuidado em relação a outras serras. Acompanhe o que deve ser feito antes e durante o manuseio.

Estudo do manual de instruções da motosserra a bateria

Antes de utilizar qualquer ferramenta é imprescindível ler o manual de instruções antes. Com a motosserra a bateria essa etapa é ainda mais importante devido a complexidade de manuseio do equipamento, principalmente por quem não tem costume de usar. 

Por isso, leia atentamente as instruções do fabricante e siga todas as recomendações para evitar acidentes. 

Testes prévios

Faça testes prévios para analisar se todos os componentes da máquina estão funcionando perfeitamente. Com isso, alguns itens que podem ser testados são o controle do acelerador e também a chave de parada. 

Planejamento do trabalho

Para que tudo saia como o planejado, tenha em mente como será feito todo o trabalho. Faça uma projeção de como precisará manusear o equipamento de acordo com as etapas do serviço que irá executar. 

Esse cuidado vale para trabalhos mais simples como o corte de um pedaço de madeira até cortes e poda de árvores. Dessa forma, você se antecipa a possíveis situações de risco que possam existir. 

Utilização de EPI’s e vestimenta adequada

Para o manuseio da motosserra a bateria é essencial que o operador esteja utilizando os itens de proteção individual, como capacete, protetor auricular e facial, luvas.

Os especialistas na área também recomendam usar camisa de manga longa, protetores dos braços, calça especial com camadas de proteção para proteger as pernas e calçado apropriado. Existe no mercado botas antiderrapantes, coturno de motosserrista e sapato com biqueira de aço.

Dispositivo de segurança da motosserra a bateria

Nesse tipo de equipamento existem travas de segurança que devem ser acionadas, tais como as travas do acelerador e amortecedores. Eles ajudam a ter maior controle durante o manuseio da máquina.

Manuseio correto da ferramenta

O indicado é que você use as duas mãos durante o manuseio da motosserra a bateria. Uma mão vai estar no tubo da alça e a outra no cabo de partida.

Transporte adequado da ferramenta

É preciso estar atento a forma como você desloca a ferramenta de um lugar para o outro. Portanto, use a capa protetora de corte e se estiver em um terreno plano, o sabre deve estar apontado para trás e, em declives, apontado para frente.

Ainda é recomendado que você evite fazer trabalhos sozinho com esse equipamento. Por isso, conte com ajuda de uma outra pessoa para dar o suporte necessário. É preciso lembrar ainda que esse e qualquer outro tipo de ferramenta cortante deve ser guardada em um local adequado, longe de crianças.  

Para ter resultados melhores nos trabalhos com a motosserra a bateria, dê prioridade a produtos de qualidade. Assim, você evita que acidentes aconteçam e tem menos dor de cabeça com falhas durante o processo.

Agora que você já sabe os cuidados básicos no manuseio da motosserra a bateria, pode alugar a ferramenta para realizar o seu trabalho. Visite nosso site e alugue, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar