Aluguel de equipamentos, Andaimes

Aluguel de andaime: tipos e vantagens

Andaimes são estruturas provisórias utilizadas em construções para que os trabalhadores possam executar as atividades nos locais mais altos. É um material confeccionado de madeira, alumínio ou aço carbono galvanizado (que tem maior durabilidade). Por ser um material obrigatório nas obras, de mais de quatro metros do solo, algumas empresas optam pelo aluguel de andaime. Os aparelhos devem estar em conformidade com as normas técnicas NR18 e NR-6494, para não trazer riscos aos operários. 

Se você não sabe como funciona o aluguel de andaime, acompanhe esse texto até o final. Nele, você também vai saber quais as vantagens de optar pela locação e qual tipo de andaime é o mais indicado para a sua obra. 

4 vantagens de optar pelo aluguel de andaime

Os andaimes são materiais indispensáveis em uma obra, tanto por sua utilidade e facilidade na hora de executar as atividades nos canteiros, como pela exigência dos órgãos competentes que fiscalizam obras. 

Certamente você deve imaginar que os responsáveis pelos projetos de construção civil devem comprar esse equipamento. Contudo, podemos afirmar que muitos optam pelo aluguel de andaime, independente do tamanho da obra ou do tempo que irá durar. Veja as vantagens da locação de andaimes.

Economia com os custos

Andaimes são materiais para fins específicos, isso quer dizer que você não vai precisar com frequência. Por isso, no lugar de comprar um equipamento que será utilizado uma vez e poderá passar muito tempo sem utilidade, você pode alugar e usar somente durante a execução do projeto. 

Contribui com o meio ambiente

Como falamos no item acima, os andaimes que não são utilizados com frequência ficam parados muito tempo em um local, se deteriorando devido às mudanças climáticas. O equipamento irá enferrujar e liberar substâncias tóxicas ao meio ambiente.

Facilidade de manutenção

Se você optar pelo aluguel de andaime não precisará se preocupar com a manutenção, uma vez que a empresa de locação ficará responsável por isso. Eles entregarão um equipamento em perfeito estado, para ser utilizado no seu projeto. Além disso, você terá suporte técnico de profissionais qualificados para a montagem e desmontagem do objeto.

Apoio logístico

As empresas de locação também oferecem serviço de frete. Então, você não precisa se preocupar com o deslocamento do material. Outra vantagem é que os profissionais que trabalham com aluguel sabem quais os tipos de andaimes são adequados para o seu projeto e quantos serão necessários. 

Tipos de andaime e como funciona o aluguel de andaime

Antes de optar pelo aluguel de andaime, é importante saber quais são os tipos disponíveis no mercado para você escolher qual deles se adequa ao seu projeto. Saiba também como funciona a locação desses equipamentos. Confira!

Andaime Fachadeiro

Os andaimes fachadeiros são utilizados em serviços de alvenaria e acabamentos em fachadas de edifícios. Além disso, podem servir para manutenção em fachadas de indústrias e em obras de infraestrutura como montagem de ferragens e fôrmas de concreto.

Uma das principais vantagens do sistema é permitir que várias frentes de trabalho atuem simultaneamente, uma vez que as plataformas podem atender a todo o perímetro da fachada.

A montagem do equipamento é simples e rápida. Contudo, é preciso ter atenção na hora de erguer a estrutura. O ideal é que seja feito por profissionais qualificados para isso. 

Um dos pontos a se observar na montagem é se o apoio do andaime no solo está adequado e se o equipamento está fixado corretamente na edificação. Só é possível dar sequência à elevação da torre caso os módulos da primeira plataforma de trabalho estejam nivelados. Por isso, deve-se montar os quadros que servirão de base para que, então, o nível de todos os eixos do andaime seja medido.

Andaime Tubular

Os andaimes tubulares servem para vários fins, desde uma simples troca de lâmpadas, quando a escada não é alta suficiente, até um trabalho complexo em um prédio com vários andares.

Esses equipamentos são estruturas metálicas, montadas em pares formando torres de elevação. Podem ser apoiadas em bases ou rodas, dependendo da altura que será montada e a superfície, conforme a NR18.

Esse tipo de andaime tem encaixe firme e simples, que dispensam o uso de ferramentas especiais. Além disso, o andaime tubular também possui sistema de travamento diagonal, o que proporciona segurança aos trabalhadores.

Por ter peso e dimensões menores que outros equipamentos, esse tipo de andaime pode ser movimentado facilmente pelo canteiro de obra. Por isso, ele é bastante utilizado em reformas, revestimento de fachadas, manutenção de prédios e indústrias e montagem de estruturas metálicas pré-moldadas.

Andaime Multidirecional

O Andaime Multidirecional é um dispositivo utilizado em uma junta entre os tubos sobre uma estrutura de andaimes para fixar os tubos no lugar. O sistema de montagem tradicional constituído por tubos e abraçadeiras permite diferentes tipos de montagem mesmo em áreas com grandes interferências.

Para alugar andaimes é fácil e não precisa de muita burocracia. É só chegar em uma loja de locação, apresentar o seu projeto e deixar que a equipe ajude a definir quais os tipos que você precisará para sua obra. No contrato, é definido o tempo e o custo para a realização da locação. O importante é que você feche negócio com uma empresa de confiança e que ofereça as melhores condições para ambas as partes. 

Se você optou pelo aluguel de andaime, confira as opções que temos disponíveis. Também nos siga nas redes sociais para acompanhar as ofertas. 

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar