Blog

Dicas de Obra

Placa vibratória: saiba tudo sobre esse equipamento

A placa vibratória é um equipamento bastante utilizado na construção civil para compactar solos granulares soltos e pedras de pavimentação. Por isso, são escolhidas para o serviço de compactação de areia, cascalho, asfalto, concreto úmido e pavimentos inter travados. 

Este equipamento também é usado para evitar sedimentação e criar uma base firme para a colocação de pisos, instalação de tubulação de gás e água, assim como em serviços de aterramento de cabos. A placa vibratória é ideal para atividades menores, como tampar buracos que apresentem pequena dimensão e realizar ações de recapeamento asfáltico.

Por ser um equipamento que possui um alto custo no mercado e não é utilizado com muita frequência nos projetos, a locação do material é a melhor alternativa para as empresas. 

Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre a placa vibratória, suas funcionalidades, modo e cuidados no manuseio e seus benefícios. 

Conheça as principais características da placa vibratória

Este equipamento tem como elemento vibratório um eixo excêntrico, encapsulado em uma caixa protetora e refrigerado a óleo. A sua amplitude é baixa, contudo, tem uma frequência de golpes (vibração) alta. Devido a essa característica, a placa vibratória não pode ser utilizada em camadas de terreno muito grossas, sendo sugerido, nas placas compactadoras de até 130 kg de peso estático.

As placas vibratórias são equipamentos robustos e resistentes. Elas são fabricadas para ter um maior rendimento e evitar quebras. É necessário ressaltar que esse equipamento deve ser utilizado por uma profissional que saiba como manusear corretamente, para que acidentes não ocorram e nem o desgaste rápido do material. 

Benefícios de usar uma placa vibratória

Como você viu, esse equipamento é de grande importância em projetos de construção civil. Alguns de seus benefícios são:

Praticidade e versatilidade

Esses equipamentos são práticos de usar, ainda que precisem de técnica em seu manuseio. Sabendo como utilizá-las, as placas vibratórias apresentam um alto desempenho durante a execução do serviços, seja na colocação de lajes, vigas, alicerces até a compactação de solos granulares e pavimentos intertravados de concreto. A placa também é um material utilizado em operações tapa-buraco, comuns nos centros urbanos. 

Segurança 

Com o passar dos anos, esses equipamentos foram se modernizando e hoje apresentam um design que oferece maior segurança ao operador. São materiais robustos, mas que não são pesados, dificultando o transporte e manuseio durante a execução dos serviços. 

Produtividade

A placa vibratória unidirecional tem uma velocidade maior (80% a menos de tempo de execução), o que exige menos esforço por parte do operador e aumenta a produtividade na execução da tarefa. 

Cuidados no manuseio da placa vibratória

Existem alguns cuidados a serem tomados durante o manuseio da placa vibratória. Isso porque é um equipamento utilizado em trabalhos mais complexos. Veja!

  • É preciso desligar o motor durante as trocas de terreno. Tal cuidado evita trincas em bases que estão em alta temperatura;
  • É importante utilizar rodas de transporte para evitar danos excessivos à base e menos desgaste físico do operador;
  • É preciso fazer algumas interrupções para que o operador não sofra consequências com as vibrações;
  • É necessário fazer uma análise do local antes de começar a utilizar o equipamento e executar o trabalho.

Ao longo desse texto, você viu as características do equipamento, suas funcionalidades e alguns cuidados que é preciso ter na hora de usar. A não utilização da placa vibratória pode fazer com que o seu projeto fique com uma qualidade inferior e até mesmo causar danos futuros. 

Conheça o modelo de placa vibratória que temos disponível para locação e tenha mais produtividade, segurança e agilidade na sua obra. Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar