A placa vibratória é um equipamento bastante utilizado na construção civil para compactar solos granulares soltos e pedras de pavimentação. Por isso, são escolhidas para o serviço de compactação de areia, cascalho, asfalto, concreto úmido e pavimentos inter travados.
Este equipamento também é usado para evitar sedimentação e criar uma base firme para a colocação de pisos, instalação de tubulação de gás e água, assim como em serviços de aterramento de cabos. A placa vibratória é ideal para atividades menores, como tampar buracos que apresentem pequena dimensão e realizar ações de recapeamento asfáltico.
Por ser um equipamento que possui um alto custo no mercado e não é utilizado com muita frequência nos projetos, a locação do material é a melhor alternativa para as empresas.
Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre a placa vibratória, suas funcionalidades, modo e cuidados no manuseio e seus benefícios.
Conheça as principais características da placa vibratória
Este equipamento tem como elemento vibratório um eixo excêntrico, encapsulado em uma caixa protetora e refrigerado a óleo. A sua amplitude é baixa, contudo, tem uma frequência de golpes (vibração) alta. Devido a essa característica, a placa vibratória não pode ser utilizada em camadas de terreno muito grossas, sendo sugerido, nas placas compactadoras de até 130 kg de peso estático.
As placas vibratórias são equipamentos robustos e resistentes. Elas são fabricadas para ter um maior rendimento e evitar quebras. É necessário ressaltar que esse equipamento deve ser utilizado por uma profissional que saiba como manusear corretamente, para que acidentes não ocorram e nem o desgaste rápido do material.
Benefícios de usar uma placa vibratória
Como você viu, esse equipamento é de grande importância em projetos de construção civil. Alguns de seus benefícios são:
Praticidade e versatilidade
Esses equipamentos são práticos de usar, ainda que precisem de técnica em seu manuseio. Sabendo como utilizá-las, as placas vibratórias apresentam um alto desempenho durante a execução do serviços, seja na colocação de lajes, vigas, alicerces até a compactação de solos granulares e pavimentos intertravados de concreto. A placa também é um material utilizado em operações tapa-buraco, comuns nos centros urbanos.
Segurança
Com o passar dos anos, esses equipamentos foram se modernizando e hoje apresentam um design que oferece maior segurança ao operador. São materiais robustos, mas que não são pesados, dificultando o transporte e manuseio durante a execução dos serviços.
Produtividade
A placa vibratória unidirecional tem uma velocidade maior (80% a menos de tempo de execução), o que exige menos esforço por parte do operador e aumenta a produtividade na execução da tarefa.
Cuidados no manuseio da placa vibratória
Existem alguns cuidados a serem tomados durante o manuseio da placa vibratória. Isso porque é um equipamento utilizado em trabalhos mais complexos. Veja!
- É preciso desligar o motor durante as trocas de terreno. Tal cuidado evita trincas em bases que estão em alta temperatura;
- É importante utilizar rodas de transporte para evitar danos excessivos à base e menos desgaste físico do operador;
- É preciso fazer algumas interrupções para que o operador não sofra consequências com as vibrações;
- É necessário fazer uma análise do local antes de começar a utilizar o equipamento e executar o trabalho.
Ao longo desse texto, você viu as características do equipamento, suas funcionalidades e alguns cuidados que é preciso ter na hora de usar. A não utilização da placa vibratória pode fazer com que o seu projeto fique com uma qualidade inferior e até mesmo causar danos futuros.
Conheça o modelo de placa vibratória que temos disponível para locação e tenha mais produtividade, segurança e agilidade na sua obra. Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!