Andaimes

Plataformas e andaimes suspensos: descubra quais os tipos

As plataformas e andaimes suspensos possuem vários tipos que podem ser utilizados para funções diferentes, alguns deles são mais simples e recomendados para obras já prontas, cuja atividade seja apenas retocar a pintura de um prédio, por exemplo. 

São consideradas ferramentas de construção por serem comumente utilizadas para reformas e construções em geral de quaisquer lugares altos com a finalidade de levar mais segurança para os trabalhadores em questão. 

Muito procurado por construtoras, as plataformas e andaimes suspensos podem ser alugados pela Brasmetal com o intuito de economizar capital financeiro que pode e deve ser redirecionado para aquisição de mais materiais para a obra, contribuindo com a entrega mais rápida do empreendimento. 

Para que você saiba exatamente como utilizar plataformas e andaimes suspensos em sua obra, é preciso primeiro entender quais os melhores tipos e quais deles podem ajudar os funcionários a exercerem seu trabalho em segurança, entregando o projeto dentro do prazo de forma eficiente e produtiva. 

Continue a leitura. 

Afinal, quem conhece este trabalho, sabe que os profissionais têm uma certa dificuldade para pintar ou construir locais muito altos sem o devido cuidado e segurança que a atividade deve ter. 

Qual a diferença entre plataformas e andaimes suspensos? 

É necessário ressaltar que tanto as plataformas como os andaimes suspensos têm, em geral, a mesma ideia de transporte de materiais e de pessoas. Porém, elas são bem diferentes quanto a sua instalação e a sua verdadeira utilidade. Como assim? 

Os andaimes suspensos ou andaimes fixos são uma opção mais econômica, mas podem não ser tão versáteis para os trabalhadores, que muitas vezes precisam arranjar outra alternativa para carregar os materiais até o objeto para facilitar o processo do trabalho.

Os andaimes são feitos de ferro comprovando sua eficiência, mas existem alguns andaimes que mesmo sendo suspensos ficam imóveis no ar, e não facilitam a locomoção dos materiais ou dos funcionários responsáveis pela obra. 

Enquanto isso, as plataformas podem ser colocadas ao redor do empreendimento para facilitar o translado dos profissionais que serão capazes de obter o material enquanto trabalham, de forma eficiente. 

Vale ressaltar que a locação de plataformas e andaimes suspensos podem ter uma pequena variação do preço, mas ainda assim são métodos melhores utilizados para construções civis ou para pintura de empreendimentos, e por isso é mais indicado a locação do produto para economizar em sua obra ou reforma. 

Além disso, todas as regras de aplicação e utilização de plataformas e andaimes suspensos devem ser seguidas pelas Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, conhecida como NR 18 e a Segurança nos Andaimes, conhecida como NBR 6494

Confira abaixo alguns tipos mais recomendados e onde utilizar cada um deles! 

Balancim elétrico 

O Balancim elétrico é uma forma de andaime suspenso utilizado na construção civil com a finalidade facilitar trabalhos que são realizados em obras com alturas elevadas. Entre suas facilidades, o objeto consegue também facilitar pinturas, reformas, acabamentos e serviços de limpeza dos profissionais envolvidos. 

Em relação às suas características físicas, o balancim elétrico pode variar entre 2 e 8 metros de comprimento e possui um suporte de carga de até 300 kg. 

Este objeto é comumente utilizado entre duas pessoas e é mais indicado que seja feito dessa forma, para que o produto também consiga suportar a quantidade necessária de materiais a serem utilizados dependendo da situação. 

Por ser elétrico, a facilidade dos funcionários é maior já que este modelo de balancim pode ser operado por motores elétricos, e por este motivo é uma opção moderna, tecnológica, estável e segura para facilitar a vida dos trabalhadores. 

Você também pode conferir mais informações sobre o produto clicando aqui

Balancim manual

Tendo a mesma função do elétrico, o balancim manual também é utilizado para que os trabalhadores consigam exercer atividades em locais altos e tenham maior facilidade para exercer a atividade. 

A questão é que neste caso o balancim manual possui plataformas modulares para permitir sua montagem em L e possui uma grande em formato de gaiola que fica montada, encaixada e suspensa na parte externa do empreendimento sem ter a possibilidade de levantar ou abaixar o objeto. 

Esta opção também dá mais segurança ao trabalhador uma vez que ela é fixa, e tem a possibilidade de serem montados em estruturas metálicas para colocar vidros em edifícios, por exemplo. 

Neste caso, o mais indicado é que seja analisado com cautela o tipo de trabalho que os funcionários precisaram exercer, pois essa opção é recomendada apenas para trabalhos manuais simples em que os profissionais não precisem se locomover de uma altura para outra necessariamente, como é possível fazer na opção elétrica. 

Plataforma cremalheira 

Enquanto isso, outro exemplo de plataforma segura e muito utilizada em obras é o estilo Plataforma Cremalheira que é um objeto fixo e pode ser instalado ao lado do prédio com a intenção de também dar suporte aos trabalhadores e aos materiais. Dessa forma, uma vez fixada no prédio ela não balança! 

Este produto é muito seguro para os profissionais que precisam realizar uma obra ou reforma e são ideias para construções de obras civis, uma vez que tem baixo custo de manutenção e se torna uma opção muito eficiente. 

As plataformas estilo cremalheira possuem algumas vantagens importantes, como o fato de possuir bastante espaço para que de dois a quatro funcionários consigam se locomover com tranquilidade e realizar seu trabalho de forma eficiente e produtiva. 

Vale ressaltar que assim como as demais opções, este produto também é constituído de ferro e aço, dando maior resistência e estabilidade para os trabalhadores. 

Mesmo com o seu tamanho, quem opta pela locação da Plataforma Cremalheira pela Brasmetal consegue instalar o produto sem maiores preocupações e também não precisa se preocupar com a manutenção, que está inclusa no preço do aluguel. 

Monovia 

Outra opção de plataformas e andaimes suspensos que não pode ser deixada de lado é a opção de plataforma Monovia

Como informado anteriormente, além das opções de andaimes fixos que estão instalados no chão, é possível utilizar outro método que facilita o transporte de materiais, neste caso a Monovia é a mais indicada. 

Monovia nada mais é do que um modelo de sistema de transporte mecânico que fica suspenso no ar ao redor do empreendimento e facilita o transporte de materiais e de pessoas, sem a necessidade de relocação do objeto. 

Geralmente elétricas, também conseguem ser movimentadas de uma altura para a outra suportando grandes cargas de material e de pessoas por vez em que uma obra está sendo construída. 

A monovia possui um sistema de transportador contínuo com um trilho que possui corrente tracionada por um motor, possibilitando o mecanismo de transporte de materiais de um local ao outro. 

Onde alugar plataformas e andaimes suspensos? 

Uma vez que o tipo de obra, reforma ou construção já está selecionado e você já consegue diferenciar um produto do outro, as plataformas e andaimes suspensos serão úteis para a eficiência do projeto? Se a resposta for sim, você não deve perder tempo e muito menos dinheiro optando pela compra deste produto! 

Sabemos que muitas vezes em determinadas construções, além do material a ser utilizado os funcionários podem encontrar diversas dificuldades em exercer o trabalho de forma produtiva, por isso as plataformas e andaimes suspensos podem ser alugadas por preços incríveis dentro do site Brasmetal

Dando a possibilidade de até 30 dias de locação, uma vez selecionadas as plataformas e andaimes suspensos que vão ajudar seu empreendimento, você não precisa se incomodar com mais nenhuma situação. Levamos o produto até você e garantimos a manutenção necessária dentro do preço do aluguel! 

Fale com a nossa equipe pelo chat online para tirar dúvidas e fazer orçamentos. Assine a nossa newsletter para receber ofertas em primeira mão! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!