Aluguel de equipamentos

Como usar os equipamentos mais comuns em obras

equipamentos-mais-comuns-em-obras-brasmetal-equipamentos

Você conhece os equipamentos mais comuns em obras e sabe como utilizá-los? Então vem com a gente!

A construção civil é considerada um dos maiores mercados dentro do Brasil, sendo inclusive apontado como um grande termômetro da economia. Justamente por conta dessa grande importância, o mercado construtivo tenta se desenvolver cada vez mais, melhorando práticas constantemente para conseguir crescer exponencialmente.

Nesse sentido, os serviços construtivos estão se tornando cada vez mais profissionais. Isso acontece principalmente pela melhoria nos usos dos equipamentos das obras, que acabam otimizando o trabalho, auxiliando na prevenção de acidentes e na melhor finalização das construções.

Por conta disso, hoje nós vamos falar um pouquinho sobre os equipamentos mais comuns de uma obra e sobre como eles podem ser utilizados. Dessa maneira esperamos te mostrar como você pode usar eles para conseguir dar a sua obra uma qualidade única, condizente com as melhores práticas da construção civil. Confira:

Lista dos equipamentos mais comuns em obras

Andaime

O Andaime é sem dúvida alguma um dos equipamentos mais usados dentro da construção civil, já que é por meio dele que profissionais podem alcançar locais mais altos, trabalhando com mais facilidade e segurança.

É importante ressaltar que a montagem dos andaimes deve seguir protocolos de segurança muito claros, pois como estamos falando do levantamento de uma estrutura distante do chão, os riscos precisam ser diminuídos ao máximo.

Os andaimes devem ser colocados sob bases sólidas, que não oscilem e também deve ser sempre conectado a estruturas que garantam a sua sustentação, diminuindo ao máximo a possibilidade de balanço.

Também é importante que sejam colocadas no andaime estruturas de guarda-corpo e pisos metálicos, já que assim a segurança daqueles que ali estão trabalhando possa ser.

Betoneira

A betoneira está presente em qualquer obra do nosso país que tenha a necessidade de misturar concreto ou realizar a mistura de materiais utilizados na obra. 

Esse equipamento é essencial já que garante que haja um ganho de produtividade imenso, dada a sua capacidade de misturar tudo rapidamente. Convenhamos, ter que passar uma tarde inteira misturando concreto no braço está longe de ser algo produtivo para a sua obra.

O uso correto de uma betoneira não está ligado somente a si mesma, mas também aos materiais que são usados nela durante o processo de mistura. Portanto, é muito importante que um profissional qualificado esteja supervisionando a sua obra. Assim, ele poderá apontar o que deve ser feito para que a mistura seja feita da melhor maneira possível.

Compactador

O compactador é um dos equipamentos mais comuns em obras e utilizado para que haja uma melhor compactação do solo. Isso é importantíssimo para que não surja nenhum problema futuro com o rebaixamento do solo devido ao peso da construção. Isso pode acontecer caso o solo não esteja bem compactado, já que o peso irá empurrar a terra para baixo e fará com que a estrutura sofra ao longo do tempo.

De qualquer maneira, é importante ressaltar que cada tipo de solo exige um compactador específico devido a suas próprias especificidades e isso sempre deve ser levado em consideração para que a compactação seja bem feita.

Além disso, o compactador deve ser utilizado por profissionais capacitados e bem instruídos para que a obra receba o melhor tipo de serviço possível.

Mais um dos equipamentos mais comuns em obras: Martelete rompedor

A construção civil pode contar com alguns trabalhos bem complicados algumas vezes. Um desses trabalhos é o de quebrar paredes, retirar rebocos, cerâmicas e revestimentos. Fazer isso no braço é bem cansativo e até mesmo improdutivo e é por esse motivo que o martelete rompedor costuma ser utilizado.

O martelete rompedor garante segurança, agilidade, praticidade e muita produtividade. Contudo, o seu uso precisa ser feito da forma certa, com o modelo de martelete ideal para cada situação. 

O ideal é que um profissional aponte qual o tipo de martelete deve ser utilizado e que ele seja usado a partir de diretrizes passadas diretamente pelo responsável técnico da obra.

Vibrador de concreto

O concreto não pode ser apenas colocado dentro das fôrmas e deixado ali. É necessário que o vibrador seja usado para que o concreto possa se adensar corretamente, alcançando todos os espaços.

Isso também faz com que o concreto se torne mais resistente, impermeável e durável. Todavia, se mal utilizado, o vibrador pode acabar prejudicando o concreto, deixando ele em condições não desejadas. Por isso, esse equipamento precisa ser utilizado da forma certa.

Aqui será o engenheiro responsável que apontará quanto tempo o vibrador precisa ficar inserido no concreto e como isso deve ser feito, já que há todo um cálculo envolvido no processo.

De qualquer maneira, uma coisa é certa: Você terá que usar todos esses equipamentos em uma obra e não há nada melhor do que usá-los do jeito certo!

Na Brasmetal, temos todos os equipamentos mais comuns em obras e será um prazer te atender!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂