Dicas de Obra

Demolição controlada: saiba tudo sobre essa técnica

A demolição controlada em uma técnica que visa destruir uma estrutura, de forma parcial ou total, causando menos impacto possível. Esse tipo de demolição produz menos destroços, levanta menos poeira e produz menos sujeira

Para realizar esse tipo de técnica é preciso utilizar diferentes equipamentos, máquinas e ferramentas, como a serra clipper e corte com fio diamantado. 

Ao longo deste conteúdo que a Brasmetal preparou, você vai saber mais detalhes sobre a demolição controlada, as suas vantagens e quais equipamentos podem ser utilizados para este fim.

Como funciona a demolição controlada?

A demolição controlada é uma técnica especializada que envolve o uso de equipamentos e procedimentos específicos para derrubar estruturas de forma segura, eficiente e com o mínimo de impacto ambiental. O processo é planejado com cuidado e executado por profissionais altamente treinados. 

Veja detalhadamente como funciona essa técnica.

  1. Planejamento: antes de qualquer trabalho ser realizado, é feito um estudo detalhado da estrutura a ser demolida. Isso inclui a análise do material da construção, da localização, do entorno e de quaisquer possíveis riscos. O objetivo é formular um plano de ação que garanta a segurança e eficiência do processo.
  1. Preparação: uma vez que o plano esteja pronto, a área é preparada. Isso pode envolver a evacuação de pessoas das proximidades, a instalação de proteções para evitar a dispersão de detritos e a configuração dos equipamentos necessários.
  1. Execução: a demolição controlada é geralmente realizada por equipamentos como escavadeiras hidráulicas, equipadas com ferramentas de demolição como martelos, tesouras e brocas. Em alguns casos, explosivos podem ser usados, mas isso requer licenças especiais e é feito por profissionais treinados em demolição por explosão.
  1. Remoção de detritos: após a demolição, os detritos são removidos. Muitas vezes, os materiais são separados para reciclagem.
  1. Limpeza: o local é limpo e preparado para o próximo estágio da obra.

7 vantagens da demolição controlada

A demolição controlada apresenta diversas vantagens quando comparada à demolição convencional. Conheça as principais delas!

  • Segurança 

A demolição controlada é projetada para minimizar o risco para os trabalhadores e o público em geral, graças a uma melhor gestão dos riscos associados à queda de detritos e à emissão de poeira.

  • Precisão 

Este tipo de demolição permite a remoção precisa e seletiva de estruturas específicas, sem danificar as estruturas circundantes.

  • Redução de ruído 

A demolição controlada geralmente gera menos ruído do que a demolição convencional, minimizando o impacto sobre a comunidade local.

  • Eficiência 

Graças à precisão e ao controle, a demolição controlada pode ser mais rápida do que a demolição convencional, especialmente quando se trata de edifícios complexos ou em áreas urbanas densas.

  • Sustentabilidade 

A demolição controlada facilita a separação e reciclagem de materiais de construção, contribuindo para a sustentabilidade do projeto.

  • Controle de vibrações 

A demolição controlada limita as vibrações, o que é especialmente importante em áreas urbanas densas onde as vibrações podem causar danos a outras estruturas ou infraestruturas.

  • Menor impacto ambiental 

Ao minimizar a produção de resíduos, a demolição controlada pode reduzir o impacto ambiental da construção.

Qual a relação da demolição controlada com a sustentabilidade?

A demolição controlada possui uma forte relação com a sustentabilidade, principalmente devido a três fatores:

  1. Minimização de Resíduos: a demolição controlada permite uma desmontagem mais seletiva e precisa das estruturas, o que facilita a separação dos materiais e contribui para a redução de resíduos. Ao invés de simplesmente derrubar toda a estrutura e descartar o entulho, os materiais são classificados e, sempre que possível, reciclados ou reutilizados.
  2. Redução do Consumo de Recursos: como muitos materiais podem ser recuperados e reutilizados em novas construções, a demolição controlada contribui para a economia circular, um conceito central na sustentabilidade. Isso significa que menos recursos naturais precisam ser extraídos para produzir novos materiais de construção.
  3. Controle de Emissões: a demolição controlada também tende a produzir menos emissões de poeira e outros poluentes do ar do que a demolição convencional. 

Além disso, ao limitar as vibrações e o ruído, ela minimiza o impacto na qualidade de vida das comunidades próximas.

Quais cuidados ter com a demolição controlada?

A demolição controlada, apesar de ser uma técnica mais segura e precisa, requer alguns cuidados específicos para garantir a sua eficácia e segurança. 

Conheça alguns dos principais cuidados a serem tomados.

Planejamento Cuidadoso 

Cada projeto de demolição controlada é único e, portanto, precisa de um plano cuidadosamente elaborado que leve em consideração todos os aspectos da estrutura a ser demolida e do local onde está situada.

Licenças e Regulamentos 

A demolição controlada deve ser realizada em conformidade com todas as regulamentações e normas de segurança locais e nacionais. Isso pode envolver a obtenção de licenças específicas.

Profissionais Qualificados 

A demolição controlada deve ser realizada por profissionais qualificados e experientes. Isso é especialmente verdadeiro se a demolição envolver o uso de explosivos.

Segurança do Local 

O local da demolição deve ser protegido para garantir a segurança de todos os envolvidos. Isso pode incluir a evacuação de pessoas das proximidades, a instalação de proteções para evitar a dispersão de detritos e outras medidas de segurança.

Gestão de Resíduos 

Os materiais resultantes da demolição devem ser adequadamente manuseados e descartados, preferencialmente por meio de reciclagem ou reutilização.

Preparação para Eventualidades 

Apesar de todas as precauções, situações imprevistas podem surgir durante a demolição. Por isso, é essencial ter um plano de contingência para lidar com possíveis problemas.

Quais equipamentos utilizar na demolição controlada?

Como dissemos anteriormente, alguns equipamentos são fundamentais na demolição controlada.

Podemos citar o corte com fio diamantado, por exemplo. Ele possibilita cortar todos os tipos de estruturas (aço, concreto, ferro fundido, alvenaria, rochas, etc.) com uma velocidade surpreendente. Também pode ser empregado em ambiente subaquático. É considerado o melhor custo benefício da categoria demolição controlada.

O Martelo Rompedor é outro equipamento que possui uma potência excepcional de demolição graças à energia de impacto e ponteiros inovadores. Na Brasmetal, você encontra essa ferramenta para locação que possui uma vibração excepcionalmente baixa e com um sistema de aspiração que recolhe até 95% do pó fino.

A Perfuratriz Diamantada também pode ser utilizada na demolição controlada. Ela possui engrenagem resistente de três velocidades para desempenho de perfuração de concreto excepcional em todo o intervalo de diâmetros. O LED de controle de potência mostra, mesmo a operadores sem experiência, como obter a velocidade de perfuração ideal e maximizar a vida útil das brocas.

Veja alguns destes equipamentos aqui: Arquivos Furação e Demolição – Brasmetal

Para ter sucesso em demolições controladas é preciso contar com equipamentos eficientes e de qualidade. Na Brasmetal, você aluga estas e outras ferramentas para construção civil, dando mais agilidade a sua obra e reduzindo os impactos no meio ambiente. 

Podemos citar ainda outra vantagem que é a redução com os custos na obra. Além de não se preocupar com manutenções dos aparelhos, você utilizá os equipamentos apenas pelo período que precisar. 

Fale com a nossa equipe de consultores para fazer orçamentos e tirar dúvidas! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos.

Você também pode se interessar por: Construções Modulares: tendência de mercado da construção civil – Brasmetal