Aluguel de equipamentos, Dicas de Obra

Concretagem de piso: dicas para executar um trabalho perfeito

A concretagem é uma etapa muito importante na construção civil. Essa fase consiste no lançamento do concreto sobre a estrutura da construção, seja lajes, vigas, pilares ou pisos, até sua secagem. Qualquer equívoco no planejamento ou durante a supervisão das atividades que atrase ou prejudique a concretagem pode ser fatal para toda a obra. 

Imagine os danos que podem ser causados caso essa etapa não seja feita corretamente, como rachaduras e até a inviabilidade de uso da estrutura que foi construída, gerando prejuízos, gastos extras ou atraso do projeto. 

Quando falamos sobre concretagem de piso nos referimos a uma etapa essencial de um projeto de obra e reforma. Por isso, vamos dar todas as dicas que você precisa para evitar falhas nesta tarefa. 

Dicas fundamentais na etapa da concretagem de piso

A primeira coisa que você deve ter em mente é da importância de escolher pisos de alto desempenho, usados geralmente em grandes construções como shoppings, prédios, supermercados, entre outros lugares. 

Nesta etapa de concretagem de piso devem ser levados em consideração vários fatores com:

  • O terreno e o uso que o piso terá;
  • Distribuição de peso;
  • Exposição a agentes agressivos.

O responsável pelo projeto terá que detalhar o tipo de concreto ideal para o piso. O mesmo vale para concreto de pisos de construções de pequeno e médio porte, tais como residências, prédio e centros comerciais. Existem tipos de concreto que são mais utilizados na construção de pisos, mas considerando os fatores e indicações de segurança, um profissional deve ser consultado para escolher a opção certa e segura para cada construção.

Caso a concretagem seja feita no piso de um estacionamento, o tipo utilizado mais comum é o concreto polido. Isso porque os custos são mais baixos e têm um melhor custo-benefício, uma vez que vale mais a pena fazer a concretagem do piso do que usar qualquer outro piso cerâmico, que pode danificar rapidamente. Em galpões, a recomendação é a mesma de estacionamentos, ou seja, utilizar concreto liso.

Quando tratamos de concretagem de piso industrial, cinco questões básicas determinam o desempenho do piso industrial:

  1. Ocorrência de fissuras;
  2. Empenamentos e recalques;
  3. Tolerâncias superficiais;
  4. Resistência à abrasão e à química;
  5. Custo da manutenção.

A concretagem do piso industrial engloba primeiro a operação de lançamento, que é seguida pelos seguintes passos:

Adensamento

Em pisos de concreto, deve ser realizado preferencialmente por vibração superficial, com o emprego de vibradores de imersão sempre que o superficial se mostrar insuficiente

Nivelamento

Consiste na retirada do excesso de concreto da superfície, de modo a deixá-la com o nível desejado. Podem ser empregadas réguas vibratórias.

Acabamento

Na concretagem de piso industrial, esse passo pode ser realizado por acabadoras simples ou duplas, passando pelas etapas de flotação e espelhamento, resultando em uma superfície densa e lisa.

Conclusão

Com essas dicas, fica mais fácil saber como fazer da melhor forma a concretagem de piso. Também é importante saber quais são os equipamentos mais utilizados para a etapa da concretagem.

Veja no nosso site os equipamentos de concretagem que temos disponível para locação. Alugando tudo o que precisa, você reduz os custos com material, não precisa se preocupar com o deslocamento dos equipamentos e nem com a manutenção. Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos! 

Back to list

Related Posts