Blog

Dicas de Obra, Aluguel de equipamentos

Tipos de guinchos: quais os necessários para uma obra

Já imaginou como era mais trabalhoso o trabalho dos operários da construção civil quando tinham que transportar cargas pesadas manualmente? Com a criação dos guinchos essa tarefa ficou mais fácil e ágil, uma vez que os equipamentos são elétricos e possuem uma qualidade superior.

Os guinchos elétricos são equipamentos bastante utilizados em obras que têm a função de automatizar a elevação e transporte de cargas pesadas, como tijolos, sacos de cimento, areia, ferramentas, entre outras. No mercado existem mais de um tipo de guincho elétrico e cada um possui as suas especificidades.

Neste texto, você vai conhecer os principais tipos de guinchos elétricos e como eles devem ser utilizados. 

Principais tipos de guinchos para sua obra

Para evitar prejuízos e utilizar os guinchos que vão desempenhar a função mais adequada no canteiro de obras é preciso conhecer as características e as especificidades de cada um. Confira!

Guincho de Elevação

O guincho elétrico tem como principal função enrolar o cabo de aço em torno do carretel. Desse modo, o equipamento consegue puxar determinado objeto em direção a ele com maior facilidade. Este tipo de guincho garante eficiência no manuseio de cargas mais pesadas, como pilares metálicos, além de posicioná-los com maior precisão.

O guincho de elevação é utilizado para içar cestos de transporte com tijolos e blocos, entre outros materiais. Também pode erguer baldes com água e massa, bem como pallets com sacos de cimento e demais agregados. É um equipamento versátil, prático de usar e extremamente útil para a elevação de cargas em regimes de trabalho intermitente.

Guincho de Coluna

Este tipo de guincho tem como função erguer cargas de forma vertical entre diferentes pontos. O guincho de coluna é composto por um motor presente na parte interna de certos compartimentos metálicos. Existe espaço para colocar a corda que por sua vez se conecta à polia e ao gancho.

O uso desse tipo de equipamento é simples: o guincho pode ser usado com ou sem polia para gancho, sendo que o não uso aumenta a capacidade da carga que pode também ser presa com cordas ao levantamento. Primeiro, é preciso instalar o guincho na coluna. Em seguida, é necessário colocar o aparelho em um ponto apropriado e ajustar o parafuso. Depois, tudo o que precisa ser feito é instalar o cabo com ou sem o gancho na carga. Com ajuda no controle remoto, é possível manipular a subida e descida da carga. 

Algumas das vantagens desse equipamento são:

  • Erguer cargas sem esforço físico;
  • Sustentação de muitos quilos;
  • Acompanha cabos, ganchos e polia;
  • Instalável em diferentes pontos da obra;
  • Içamento rápido;
  • Mais rapidez e segurança para a obra.

Cuidados ao utilizar guinchos em obras

Como todo equipamento predial, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar guinchos nas obras de construção civil. Veja o que fazer para evitar acidentes de trabalho.

  • Usar equipamentos de proteção individual (EPIs) durante a operação.
  • Respeitar as capacidades de carga recomendadas.
  • Certificar-se de que o guincho está ancorado de forma segura.
  • Manter uma distância segura durante a operação.
  • Evitar movimentos bruscos e acelerados.
  • Realizar inspeções prévias para identificar possíveis problemas.
  • Treinar operadores quanto ao uso adequado do guincho.
  • Utilizar acessórios e dispositivos de segurança conforme necessário.
  • Cumprir as normas de segurança específicas para guinchos.

Por que alugar guinchos para o utilizar no canteiro de obras?

Os guinchos são exemplos de equipamentos que podem ser alugados somente durante o período em que estiver realizando uma obra. Isso porque, não são objetos que sejam utilizados com frequência para ser necessário comprá-los. Além disso, há o custo de se adquirir a peça. Fazendo a locação, você reduz as despesas que terá na obra. 

Outro ponto importante é que você não precisará se preocupar com o deslocamento do aparelho e nem com a sua manutenção, pois a empresa de locação ficará responsável por essa logística. 

Alguns cuidados devem ser tomados ao manusear o equipamento para evitar acidentes. Com isso, os guinchos somente devem ser utilizados por profissionais habilitados para isso.

Se você está precisando desse tipo de aparelho para a sua obra, veja os modelos que temos disponíveis. Fale com a nossa equipe de consultores para fazer orçamentos e tirar dúvidas!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar