Ferramentas

Martelo Rompedor: o que é e quais seus principais tipos

Conhecendo o Martelo Rompedor

Você já ouviu falar do martelo rompedor? Essa ferramenta serve para aumentar a eficiência da sua obra com menos esforço. Vamos saber mais como ela funciona, seus principais modelos e aplicações no texto abaixo. 

Martelo Rompedor: o que é 

Se sua obra necessita de produtividade e alto número de perfurações, o martelo rompedor é a solução. Seu eficiente motor conta com controle eletrônico para produtividade em rompimentos contínuos. Além disso,  a fim de garantir uma operação segura, ele tem sistema anti-vibração. 

A principal aplicação do martelo rompedor é rompimento contínuo em concreto usinado, alvenaria e remoção de revestimentos em paredes. Mas também é usado para romper concreto de maior dureza, fazer furos em pedras e etc. O uso desse equipamento permite furos mais rápidos, com menos esforço e mais eficiência. 

Com a função de perfuração intensa, o martelo rompedor é capaz de romper concreto e cerâmica em obras de construção ou qualquer outro tipo de manutenção que requer perfuração. 

Como escolher o mais adequado para sua obra 

Para a escolha do martelete mais adequado para sua obra, é necessário se atentar para o que tenha a melhor relação entre a energia batida e a respectiva frequência de impacto. Para isso, é preciso considerar alguns pontos. Primeiro, a necessidade da aplicação. Depois, a relação entre o rendimento da percussão – quantidade de impactos por minuto – e o peso do martelo.

Comumente, o martelo rompedor, também conhecido como martelete, é vendido por quilos. Aqui na Brasmetal nós temos os modelos de 05 kg, 10 kg, 15 kg e 30 kg. Essas são soluções específicas para quebrar.  

Se o seu desejo é também fazer perfurações, os modelos menores também tem essa função. Por conta disso, acabaram ficando conhecidos no mercado como martelo perfurador.  Esses modelos podem ser acompanhados de ponteiras tipo brocas, ponteiros ou talhadeiras, tudo a depender do uso. 

No caso de precisar perfurar colunas, vigas, sapatas, quebrar pisos ou realizar trabalhos de demolição, é melhor optar por um martelete rompedor de maior porte.  

Outras opções de martelo rompedor

Aqui na Brasmetal nós também trabalhamos com as opções de Martelete Combinado e Martelo Rotativo. O martelo rotativo, como o próprio nome já diz, apenas possui a função de rotação. Tem velocidade variável e dupla isolação. 

Já o martelete combinado, une as funções de impacto e rotação. Suas aplicações são divididas em simples impacto, rotação com impacto e simples rotação. Tem velocidade variável, rotação reversível e limitador de torque. 

Dicas de saúde e segurança na utilização de martelo rompedor

Antes de iniciar o uso do martelo rompedor, é importante verificar algumas condições do local. Por exemplo, não podem existir fiações, canos de gás, água ou esgotos. Caso existam, podem acarretar explosões, choques elétricos e demais acidentes graves.

Também é muito importante saber que o uso deste tipo de equipamento produz bastante barulho. Por isso, para que seja preservada a saúde do operador, os níveis de tolerância não devem ser ultrapassados. 

Porém, de qualquer forma, é essencial o uso do protetor auricular, a fim de que sejam evitados danos graves a sua saúde.

Também é obrigatório o uso dos outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): capacete, máscara, protetor auricular, luvas especiais, botas e cinzel com ponteira. Por conta do impacto causado pelo martelete, pedaços de materiais como concreto podem sair voando durante a perfuração. Os EPIs ajudam a garantir sua integridade física mesmo em caso de acidentes. 

Além disso, a fim de amenizar a exposição ao barulho e vibração da máquina, também pode ser realizado o rodízio de operadores a cada 1 hora. 

Por último, importante lembrar que forma correta de utilização dos marteletes que são apontados ao solo é de forma perpendicular, não encostando o equipamento ao corpo. 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! 

Visite nosso site e alugue já seu martelo rompedor, clique aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *