Blog

Dicas de Obra

Você sabe como o diário de obra pode te ajudar?

voce-sabe-o-que-e-diario-de-obra-brasmetal-equipamentos

O acompanhamento de qualquer canteiro de obras geralmente é feito por meio do diário de obra. Isso acontece devido aos vários processos que existem e do cronograma existente.

Afinal, como é desejado que não hajam atrasos, o diário de obra acaba sendo fundamental, pois ajuda a reunir mais informações a respeito dos trabalhos que são executados diariamente. 

Esse acompanhamento geralmente é feito por intermédio do diário dobra

Você sabe tudo sobre essa ferramenta simples e prática? Não? Então continue acompanhando este conteúdo e saiba mais!

O que é um diário de obra?

O diário de obra é um documento que é atualizado constantemente, tratando-se de um relatório que todos os dias acaba sendo atualizado.

Nele devem ser anotadas informações relacionadas ao desenvolvimento do projeto, os serviços que foram realizados, os recursos que estão disponíveis, condições climáticas e demais situações ou acontecimentos que foram relevantes naquele determinado dia.

Desse modo, acaba sendo possível ter um controle completo de tudo o que aconteceu e acontece dentro de uma obra, permitindo um melhor entendimento de atrasos ou até mesmo a utilização do próprio diário como um instrumento de controle em determinadas situações.

Por que utilizar o diário de obra?

Sendo um dos instrumentos mais importantes dentro de um projeto, o diário de obra deve ser utilizado em absolutamente todas as obras e serviços da construção civil. Aliás, este é um item determinado como obrigatório pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

O seu preenchimento deve ser feito pelo responsável técnico da obra, sendo que ele pode ser feito em 3 vias: A da construtora, do canteiro e do cliente, para que assim todos possam apontar a situação sob o seu ponto de vista.

Como mencionado anteriormente, por meio desse item é possível documentar tudo o que acontece dentro de uma obra e assim passar a se ter mais controle sobre ela.

Principais vantagens do diário de obra

Cumprimento de prazos

Como existem anotações diárias a respeito do que está sendo feito, é possível determinar se as ações irão levar ao cumprimento de prazos. Dessa forma, caso as coisas estejam progredindo vagarosamente, existe a possibilidade de acelerar os trabalhos para se entrar dentro do cronograma pré-estabelecido.

Manutenção da qualidade

É por meio do diário que se nota a obediência aos padrões técnicos do projeto. Assim, caso algo esteja errado, será possível verificar no diário de obra e então fazer as correções necessárias.

Otimização do desempenho

No diário de obra é apontado quem fará cada serviço, de modo que os profissionais saibam exatamente o que devem saber.

Com a consciência de que suas ações estão sendo acompanhadas, os profissionais acabam trabalhando mais para corresponder ao que foi delegado.

Transparência

Nenhum detalhe é ignorado quando o diário de obra é utilizado, sendo que isso é crucial para que haja uma grande transparência no canteiro de obras.

Garantia de melhorias

Uma vez que tudo está sendo analisado e documentado, acabam sendo desenvolvidos novos conhecimentos e noções a respeito do projeto, o que permite melhorias futuras.

Preenchimento do diário de obra

O diário de obra pode ser estruturado no meio físico quanto no digital, sendo que o mais importante é a sua capacidade de informar da melhor forma possível o leitor dele.

No diário, devem estar inclusos os seguintes itens:

  • Nome do empreendimento;
  • Nome do proprietário do empreendimento;
  • Nomes de empreiteiras e construtoras, assim como suas atividades e encargos;
  • Datas da obra;
  • Identificação do responsável técnico;
  • Estado da construção;
  • Condições climáticas;
  • Número de funcionários na obra;
  • Máquinas, ferramentas e recursos que estão sendo utilizados;
  • Atividades executadas e observações;
  • Total de horas trabalhadas;
  • Interrupções no projeto;
  • danos materiais e acidentes;

Conclusão

Utilizando o diário de obra não há dúvidas de que sua obra se tornará mais organizada, produtiva e eficiente. Comece a usá-lo agora mesmo!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar suas máquinas e ferramentas com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar