Ferramentas

Tudo que você precisa saber sobre a Plaina Elétrica

tudo-sobre-plaina-eletrica-brasmetal-equipamentos

Você sabe o que é uma Plaina Elétrica? Para que ela serve? Quais são os seus modelos? Como pode escolher o melhor modelo para o seu caso? Pois bem, hoje é o seu dia de sorte.

Afinal, neste conteúdo nós vamos te mostrar tudo isso em detalhes, explicando de maneira detalhada tudo o que você precisa saber sobre a Plaina Elétrica. Confira!

O que é a Plaina Elétrica?

A Plaina Elétrica é, sem dúvida alguma, uma ferramenta essencial para todo e qualquer tipo de serviço de Carpintaria, sendo muito utilizada dentro desse segmento.

O seu funcionamento facilita o trabalho de um carpinteiro de maneira absurda, pois a plaina pode facilmente ajudar a desengrossar madeiras ou até mesmo servir como um instrumento de nivelamento das mesmas.

Vale a pena ressaltar que existem diferentes tipos de plainas, o que quer dizer que também podem existir diferentes tipos de usos.

Por exemplo, existem peças que podem ser melhor trabalhadas por um determinado tipo de plainas e assim por diante.

Para que a Plaina Elétrica serve?

A Plaina Elétrica possui uma ampla gama de utilização, servindo para variadas finalidades. Veja algumas delas a seguir:

  • Ajustes de superfícies irregulares de madeiras rústicas;
  • Corte de arestas;
  • Recorte de cantos em formato de meia-lua;

Viu? Se você precisa realizar alguns desses serviços, é a plaina elétrica que pode te ajudar. Aliás, mais do que isso:

Ela pode influenciar de forma significativa na sua produtividade, de modo que em pouco tempo você poderá realizar mais serviços em um menor período de tempo por conta das facilidades que ela te oferece.

Ah, e como mencionamos anteriormente, ainda é preciso se lembrar que existem modelos de plainas que podem te ajudar em outras ocasiões, como por exemplo, no desenho de molduras decorativas em madeiras.

Quais são os modelos de plainas?

Você pode encontrar três tipos de plainas no mercado: elétricas, de calço e manuais. 

O modelo elétrico conta com duas lâminas que realizam o corte. Por contar com um sistema elétrico, o trabalho acaba acontecendo mais rapidamente.

Já a plaina de corte não possui um sistema elétrico e por conta disso o seu trabalho vai ser mais cansativo do que o normal. Então, em termos de custo-benefício, já podemos te adiantar que essa plaina não vale tanto a pena.

Por fim, a plaina de calço é muito usada para o ajuste de peças, principalmente em casos onde é preciso realizar a instalação de portas, janelas, gavetas e qualquer outro tipo de estrutura de madeira.

Claro, isso ainda não muda o fato de que você precisa contar com outros equipamentos no seu trabalho, pois somente dessa forma é possível garantir um acabamento perfeito!

Aprenda a escolher o tipo de plaina elétrica ideal para o seu caso

Escolher a plaina ideal nem sempre é tão simples, mesmo quando se conhece as funções de cada um dos tipos. 

Mas você pode ficar tranquilo. Nós estamos aqui para te ajudar.

Primeiramente, leve em consideração a função de cada um dos modelos e as necessidades que você possui.

Com base nisso, veja o que mais faz sentido mediante aquilo que você precisa fazer.

Porém, ainda sim é necessário saber mais sobre cada tipo de plaina a partir de um ponto de vista mais técnica.

Você precisa conhecer a potência do equipamento, sua capacidade de rotação, seus níveis de corte e assim por diante. Afinal, tudo isso vai influenciar no seu trabalho.

Uma vez que faça isso, será ainda mais fácil definir qual tipo de plaina você vai precisar comprar. Caso tenha alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato conosco!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Related Posts